Torcida do Flamengo por Carlos Trindade

Uma pesquisa feita pela Pluri Consultoria, especializada em esporte (no Brasil esporte é sinônimo de futebol), fez uma pesquisa para identificar as torcidas mais fanáticas do Brasil, a média no Brasil é de 12%, os dois primeiros são times do Rio Grande do Sul, o Grêmio (22,48% de torcedores fanáticos) e o Internacional (19,%).

O Flamengo aparece em distante 9º lugar com 13% de torcedores fanáticos, só que graças ao imenso tamanho de sua torcida o Flamengo conta com o maior número de fanáticos, 3,9 milhões, se fosse uma única torcida seria a 11ª do Brasil. De acordo com a Pluri, “este número gera uma enorme vantagem competitiva para o clube em termos de mercado potencial.

O Vasco é a 2ª torcida carioca mais fanática, em 11º lugar geral, com 11,4% de fanáticos mas em 7º em número de torcedores, 1,4 milhão. O Botafogo, o 3º time carioca com mais fanáticos,está em 16º no ranking nacional com 7,8% de fanáticos, bem abaixo da média nacional e seria o 14º em número de torcedores, com cerca de 230 mil. E, finalmente, a torcida do Fluminense tem a lanterna da pesquisa, em 18º lugar nacional e 4º no Rio, com apenas 7,2% de torcedores fanáticos, em número de torcedores é o 15º com 210 mil.

Quem quiser pode ver a pesquisa completa aqui (PDF para download).

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui