Torcida pó de arroz retorna

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Torcida do Fluminense por Alex Max Acesso limitado faz isso, trazer notícia que tá quase velha. O André Delacerda me lembrou, amanhã a torcida do Fluminense, o time mais antigo do Rio de Janeiro, verá retornar uma de suas maiores tradições (e do futebol brasileiro), o pó de arroz! Que a torcida tem o costume de espalhar durante os jogos.

Qual a história e o por quê do torcida do pó de arroz? Veja o que diz o site do Globo Esporte.

O pó-de-arroz, que nada mais é do que talco inodoro, é uma marca registrada do Tricolor carioca. A origem é controversa e remonta ao ano de 1914. O Fluminense, numa época em que os negros não eram aceitos nos clubes da Zona Sul carioca – apenas o Bangu utilizava jogadores negros – contratou o meia Carlos Alberto, um mulato, que pertencia ao América. A história diz que o jogador passava pó-de-arroz no corpo para disfarçar a cor e ser bem aceito nas Laranjeiras, e que num jogo contra o seu ex-´clubes, os torcedores adversários perceberam o truque e começaram a gritar "pó-de-arroz". Mas o feitiço teria virado contra o feiticeiro, pois os tricolores, em vez de se revoltarem com a brincadeira, teriam adotado o apelido.

Mas o goleiro Marcos Carneiro de Mendonça, primeiro grande ídolo do Tricolor, tem outra versão, disponível num documentário no Youtube. Marcos garante que Carlos Alberto não usava o pó-de-arroz para disfarçar nada, mas por que gostava de colocar após fazer a barba.

Advertisement
videodc3d0b9bfa20 Torcida pó de arroz retorna

É engraçado, o urubu do Flamengo, o Porco do Palmeiras também eram xingamentos que as torcidas assumiram. Mas pelo jeito Vasco não assumiu o bacalhau e o São Paulo nunca assumirá o Bambi.

Foto do Flickr de Alex Max.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Torcida pó de arroz retorna
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui