Trabalhos para combater a dengue foram retomados

O Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti foi reativado pela Secretaria Municipal de saúde para reforçar a batalha contra a doença

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fabio Motta / Prefeitura do Rio

A Secretaria Municipal de Saúde retomou o Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti. Mais conhecida como LIRAa, a iniciativa serve para identificar locais de maior incidência da espécie e os criadouros mais comuns. Os trabalhos estavam suspensos em todo o Brasil desde maio de 2020, por recomendação do Ministério da Saúde, por causa da pandemia.

Os agentes da Coordenação de Vigilância Ambiental de Saúde irão a campo para fazer o levantamento, que é uma importante ferramenta para o monitoramento e planejamento do combate a essas três arboviroses, dengue, zika e chikungunya. A retomada do LIRAa ocorre devido à estabilização do cenário epidemiológico da Covid-19 na cidade, que permite o uso dos recursos da secretaria em outras frentes da saúde pública.

Desde o início das ações contra a dengue na cidade, 153 mil potenciais criadouros do mosquito foram eliminados e somente neste ano o município notificou 470 casos de dengue, com um óbito.

Para evitar a doença e outras arboviroses transmitidas pelo mosquito é preciso que a população colabore em suas casas, cobrindo ou eliminando recipientes que acumulam água, trocando a água e lavando com esponja ou escova os bebedouros de animais domésticos diariamente e limpando ralos e retirando os pratinhos dos vasos de plantas.

Advertisement

Pedidos de vistorias podem ser solicitados pela Central 1746.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Trabalhos para combater a dengue foram retomados
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui