O Bloco das Carmelitas abriu o Carnaval de Santa Teresa nesta sexta-feira (28), celebrando 35 anos de história e homenageando Jorge Crespo, um dos fundadores da agremiação e criador da icônica boneca Carmelita. O desfile arrastou milhares de foliões pelas ladeiras do bairro ao som do enredo “Jorge Crespo, essa festa é pra você!”, embalado por um samba de Luiz Fernando, Marcelo Carvalho, Rodolfo Caruso, Durval Borges, Rodrigo Alves e João Alex.
No mesmo dia da entrega simbólica da chave da cidade ao Rei Momo, o Carmelitas foi um dos 22 blocos que levaram a folia às ruas do Rio. A expectativa é que até o fim do Carnaval de Rua 2025, em 9 de março, mais de seis milhões de pessoas participem dos 470 desfiles programados pela cidade.
“O Rio é a capital do Carnaval, não existe nada igual em lugar nenhum”, afirmou Herica de Lima, foliã que veio de Belo Horizonte para curtir a festa pela primeira vez.
A boneca Carmelita, com cinco metros de altura, surgiu mais uma vez como destaque do desfile, com uma nova fantasia para a temporada. A arte da camisa oficial deste ano traz uma imagem da boneca registrada pelo fotógrafo e escritor Ricardo Beliel, conhecido por seu trabalho documentando os blocos de rua cariocas.
Além de foliões brasileiros, o Carmelitas atraiu visitantes internacionais. Agnes Oliveira, brasileira radicada na Bélgica, trouxe o marido e as filhas para viverem a experiência do Carnaval carioca.
“Já é meu quinto ano passando férias aqui no Carnaval. Meu marido não gostava de multidão, mas acabou se animando e veio junto. Ele e as meninas sambam melhor do que eu”, contou.
Segundo desfile acontece na terça-feira (4)
Agenda dos Blocos de Rua do Rio de Janeiro em 2025
O Bloco das Carmelitas volta às ruas na terça-feira de Carnaval (4), às 10h, com concentração no Largo do Curvelo. O cortejo segue pela Rua Joaquim Murtinho, dispersando-se na altura da Travessa das Escadinhas de Santa Teresa.
Outras agremiações como Embaixadores da Folia, Banda Cultural do Jiló, Alegria do São Bento e Eu Sou Eu, Jacaré é Bicho D’Água também fizeram seus desfiles nesta sexta-feira, reforçando a diversidade e a tradição do Carnaval de Rua do Rio.