Se todo o ano é um desafio acertar no presente, neste Dia dos Pais a Tramontina dá uma ajudinha lançando um assistente de voz no Google, formatado para esta data. A ferramenta foi desenvolvida pelo estúdio digital Huia, enquanto a campanha fica por conta da W3haus. Para ter acesso, é simples, basta o consumidor acionar o Google Assistente e dizer: “Ok, Google! Falar com a Ajuda Tramontina”. Ao iniciar essa conversa com o assistente virtual, a pessoa deve contar um pouco sobre o seu pai, dando algumas dicas da personalidade dele. A partir disso, a ferramenta oferece respostas personalizadas. 

As respostas podem trazer, por exemplo, receitas para serem preparadas entre pais e filhos, atividades dentro de casa e ao ar livre, e também sugestões de presentes das várias linhas da Tramontina. Para chegar neste nível de detalhe, a Huia desenvolveu um rol de prováveis perguntas e as soluções para agradar o paizão e todos os envolvidos. Se clicar numa sugestão de produto, o usuário pode adicioná-lo a um carrinho de compras. E no final do processo terá a opção de finalizar a compra dentro do e-commerce da empresa.  

A iniciativa traz um fator inovador, onde a tecnologia proporciona, de forma muito acessível, a integração do assistente de voz do Google ao e-commerce da Tramontina. 

A ativação da campanha de Dia dos Pais Tramontina será toda nas redes sociais, sob o conceito “curta os melhores momentos com ele”. A W3haus preparou ações específicas nos canais da marca, com a participação de diversos influenciadores, pais ou filhos famosos, utilizando o assistente de voz. Também foi criado um filtro da brincadeira “eu já, eu nunca” para colocar todos no clima de comemoração, inclusive aqueles que estarão separados dos pais por causa da pandemia.

Segundo Rosane Mesturini Fantinelli, Diretora de Marketing da Tramontina, a ação é um passo importante para conectar cada vez mais a marca com o público jovem. “Como empresa centenária, nosso maior desafio é acompanhar os comportamentos de hoje, abrindo diálogos onde estão os novos consumidores. Para isso, a presença no ambiente virtual é essencial. E, se podemos atuar com dinâmicas que facilitam o dia a dia, ou, neste caso, auxiliam de forma personalizada no processo de escolha do presente ideal para quem amamos, certamente estamos no caminho certo”, destaca Rosane.

“Em uma data que sempre foi muito representativa para a Tramontina, e apesar do momento de pandemia, usamos a tecnologia como uma forma de aproximar e fortalecer as relações entre pais e filhos. O assistente de voz tem tido um aumento muito importante de uso no Brasil e foi uma forma de dar visibilidade ao mix de produtos da Tramontina e ampliar sua conexão com o consumidor”, finaliza Michele Adolfo, diretora de Atendimento da W3haus.

Para essa e outras histórias, siga meu Instagram @marketingeoutrashistorias

Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui