O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) recebeu, ao todo, 3.470 pedidos de registro de candidatura. Foram apresentados 12 pedidos de registro de candidaturas para governador, além de 15 para senador, 1.095 para deputado federal e 2.306 para deputado estadual.

São 23 candidatos a deputado federal por vaga, são 43 cadeiras em Brasília. Já para deputado estadual o jogo é um pouco mais difícil, são 33 candidatos por vaga, boa sorte ao nosso colunista Bruno Kazuhiro em disputar uma das 70 cadeiras.

O prazo para os partidos políticos darem entrada nos pedidos de candidatura se encerrou nesta quarta-feira (15), às 19h. No entanto, o candidato escolhido em convenção que porventura não teve o registro apresentado por sua agremiação poderá requerê-lo diretamente ao TRE-RJ. O prazo é de dois dias, contados a partir da publicação do edital com a lista de todos os pedidos.


Tudo sobre as eleições 2018 no Rio de Janeiro

Os registros de candidatura, após serem submetidos à Justiça Eleitoral, podem ser impugnados (contestados) por candidato, partido político, coligação ou Ministério Público, no prazo de cinco dias a partir da publicação de edital com a lista de todos os pedidos realizados pelas agremiações. O eleitor pode, nesse mesmo prazo, apresentar notícia de inelegibilidade. De acordo com o calendário eleitoral, todos os pedidos de registro de candidatos, inclusive os impugnados, devem ser julgados até 17 de setembro pelo TRE-RJ.

A situação de cada registro pode ser acompanhada pelo Sistema DivulgaCandContas, cujos dados são atualizados três vezes ao dia (às 8h, 14h e 19h) ou pelo Processo Judicial Eletrônico, em Consulta Processual (para fazer essa consulta, é preciso digitar o número do processo de registro, disponível na página de cada candidato no DivulgaCandContas). Informações estatísticas sobre os candidatos estão disponíveis em www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleitorais.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui