TRE do Rio recebe 3.470 pedidos de registro de candidatura

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) recebeu, ao todo, 3.470 pedidos de registro de candidatura. Foram apresentados 12 pedidos de registro de candidaturas para governador, além de 15 para senador, 1.095 para deputado federal e 2.306 para deputado estadual.

São 23 candidatos a deputado federal por vaga, são 43 cadeiras em Brasília. Já para deputado estadual o jogo é um pouco mais difícil, são 33 candidatos por vaga, boa sorte ao nosso colunista Bruno Kazuhiro em disputar uma das 70 cadeiras.

O prazo para os partidos políticos darem entrada nos pedidos de candidatura se encerrou nesta quarta-feira (15), às 19h. No entanto, o candidato escolhido em convenção que porventura não teve o registro apresentado por sua agremiação poderá requerê-lo diretamente ao TRE-RJ. O prazo é de dois dias, contados a partir da publicação do edital com a lista de todos os pedidos.

retangulo TRE do Rio recebe 3.470 pedidos de registro de candidatura
Tudo sobre as eleições 2018 no Rio de Janeiro

Advertisement

Os registros de candidatura, após serem submetidos à Justiça Eleitoral, podem ser impugnados (contestados) por candidato, partido político, coligação ou Ministério Público, no prazo de cinco dias a partir da publicação de edital com a lista de todos os pedidos realizados pelas agremiações. O eleitor pode, nesse mesmo prazo, apresentar notícia de inelegibilidade. De acordo com o calendário eleitoral, todos os pedidos de registro de candidatos, inclusive os impugnados, devem ser julgados até 17 de setembro pelo TRE-RJ.

A situação de cada registro pode ser acompanhada pelo Sistema DivulgaCandContas, cujos dados são atualizados três vezes ao dia (às 8h, 14h e 19h) ou pelo Processo Judicial Eletrônico, em Consulta Processual (para fazer essa consulta, é preciso digitar o número do processo de registro, disponível na página de cada candidato no DivulgaCandContas). Informações estatísticas sobre os candidatos estão disponíveis em www.tse.jus.br/eleicoes/estatisticas/estatisticas-eleitorais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp TRE do Rio recebe 3.470 pedidos de registro de candidatura
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui