TRE-RJ suspende compra de copos descartáveis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Recentemente a ALERJ apresentou um P-Lei para acabar com a compra de copos descartáveis no órgãos estaduais. Agora é o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro que decidiu que não serão mais fornecidos copos plásticos para as unidades administrativas e cartórios eleitorais em todo o estado.

A medida visa a promover o uso racional dos recursos naturais e públicos, além de estar alinhada às metas estabelecidas pelo Plano de Logística Sustentável do TRE-RJ. Como alternativa, a Administração sugere a adoção de copos, garrafas e canecas reutilizáveis.

Publicado nesta quinta-feira (12) no Diário da Justiça Eleitoral, o Ato 519 excepciona situações em que o fornecimento será mantido. Para as zonas eleitorais, os copos plásticos continuam a ser fornecidos nos sete dias anteriores ao fechamento de cadastro, nos finais de semana das eleições e durante o treinamento de mesários. Também ficam mantidos os copos plásticos nos eventos e cursos ministrados no Tribunal e no atendimento realizado pela Seção de Atenção à Saúde do Servidor (Seates).

O ato justifica que a decomposição dos copos plásticos leva em torno de 400 anos. Além disso, eles são produzidos a partir de um derivado do petróleo, que é uma fonte não renovável de matéria-prima. Ao longo do tempo de deterioração, esses copos causam inúmeros danos ao meio ambiente e são um dos principais agentes poluidores do oceano, causando a morte de diversas espécies marítimas.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp TRE-RJ suspende compra de copos descartáveis
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui