Trem do Corcovado completa 135 anos e ganha novos trens

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nessa quarta-feira, 9/10, a Estrada de Ferro do Corcovado completa 135 anos. E como comemoração, o Trem do Corcovado terá novas composições, com teto panorâmico, espaço destinado a bicicletas e cadeiras de rodas. Com isso, a capacidade dos trens passa para 600 pessoas/hora, o dobro da atual. Os modernos trenzinhos, que partirão a cada 15 minutos, também são mais econômicos: eles economizam energia na descida e reutilizam na subida, promovendo uma redução do consumo da ordem de 75%.

Em 1884, coube a Dom Pedro II inaugurar a Estrada de Ferro do Corcovado, criando assim, o passeio sobre trilhos mais antigo do país. Inicialmente, o transporte era feito por tração a vapor. O sistema elétrico, pioneiro no Brasil, começou a funcionar em 1910. A terceira geração de trens, fabricados pela empresa SLM, da Suíça, chegou em 1979. Já as composições que serão usadas a partir do dia 9 foram produzidas por outra empresa suíça, a Stadler.

Para celebrar a data, o empresário Sávio Neves, presidente do Trem do Corcovado, preparou uma grande festa, que conta com o apoio do Consulado da Suíça no Rio de Janeiro. A Estação do Cosme Velho será decorada com cenografia inspirada no país europeu. A celebração inclui ainda uma exposição sobre os 135 anos da estrada de ferro e a inauguração do Corcovado Experience — uma aventura sensorial, com muita emoção e informação, sobre a importância do Parque Nacional da Tijuca para o ecossistema da cidade do Rio de Janeiro.

Com os novos trens, cariocas e turistas terão mais um motivo para conhecer (ou revisitar) um dos passeios mais bonitos do planeta. Os 3.824 metros que ligam a Estação do Cosme Velho ao Cristo Redentor atravessam a Floresta da Tijuca, com sua flora exuberante. Pássaros de diversas espécies, micos e pequenos roedores também costumam se exibir para os passageiros. Por ano, 600 mil pessoas desfrutam da viagem.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Trem do Corcovado completa 135 anos e ganha novos trens
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui