Trem turístico Rio-Minas está praticamente pronto para funcionar

As cidades pelas quais o Trem Rio-Minas vai passar são: Três Rios e Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro. E Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, e Cataguases, em Minas Gerais

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

Iniciado em 2017, o projeto de um trem turístico que faz o percurso entre o estado do Rio de Janeiro e o de Minas Gerais está praticamente finalizado. A ONG Amigos do Trem, principal responsável pela iniciativa, cumpriu todas as normas e regulamentações impostas pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), assim como as normas de segurança para a viabilização do trem turístico. No entanto, desde o ano de 2018 a ONG enfrenta entraves burocráticos com a concessionária Ferrovia Centro Atlântica para a reforma e manutenção de um trecho da viagem.

Além da ONG Amigos do Trem, empresas privadas, prefeituras e órgãos federais e municipais estão envolvidos no projeto, que deve levar movimentação turística e econômica às cidades contempladas pela viagem do Rio-Minas.

“Em parceria com o SEBRAE, a ONG desenvolveu o Plano de Negócios e Viabilidade Técnica comprovando que o Trem Rio-Minas é viável. Além disto, inúmeras pesquisas e mapeamento foram realizados para comprovar a viabilidade do projeto. É importante ressaltar que, além do apelo afetivo que o Trem Rio-Minas representa, o projeto visa em parceria com os municípios a criação de novos postos de trabalhos, visibilidade das regiões contempladas pelo empreendimento, Trade Turístico, valorização de comerciantes e empresas locais, dentre outros”, informa Cyntia Nascimento, presidente da ONG Amigos do Trem.

O Trem Rio-Minas vai percorrer 8 cidades. Serão, aproximadamente, 300 mil pessoas atendidas diretamente pelo projeto e 12 milhões de pessoas na área de influencia do trecho. A capacidade é de 873 turistas por viagem, 20,952 turistas por mês e 251.424 turistas por ano.

Advertisement

As cidades pelas quais o Trem Rio-Minas vai passar são: Três Rios e Sapucaia, no estado do Rio de Janeiro. E Leopoldina, Recreio, Volta Grande, Além Paraíba e Chiador, e Cataguases, em Minas Gerais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Trem turístico Rio-Minas está praticamente pronto para funcionar
Advertisement

73 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite, fui ferroviário por 21 anos no Rio de Janeiro, tenho boa experiência de ferrovia, por acaso alguem sabe o contato de como se inscrever para tentar uma vaga de trabalho?

  2. Adorei a ideia, e acho que vai ser uma viagem melancólica e feliz, e por outro lado vai ser economicamente para as cidades envolvidas pois dará muitos empregos e valorizar o comércio local, gostaria de ser avisada quando começará, para planejar a próxima viagem

  3. Não conheci o trem de prata, que fazia o percurso Rio – São Paulo, oferecia alimentação e uma vista pra lá de admirável.
    Agora a burocracia está tentando anular todo esforço de pessoas interessadas, mas não vai!

  4. Como a esmagadora maioria que comentou, eu também estou sonhando com essa viagem e vou levar pessoas comigo no alforge. Que a liberação seja o mais rápido possível.

  5. Fiquei sabendo dessa maravilhosa notícia e já me sinto um viajante desse trem. Quero saber de tudo: quando começa a operar, preço de passagens, duração da viagem, etc pois seremos uns dos primeiros a curtir essa maravilha.

  6. Saudade do trem de prata que fazia o percurso Rio – São Paulo, saudade do trem de madeira que saia da Central do Brasil e percorria toda da região da Costa Verde e que carinhosamente chamavamos de Macaquinho.

  7. Sem dúvida é uma “bela” maneira de se passear, pois, se “saboreia” com maravilhosas “paisagens”. N’um País conforme o nosso, de tamanho “continental”, deveria ser bem explorado esse tipo de “turismo”…

  8. Bom dia e parabenizo a todos envolvidos
    nessa empreitada, em manter a história de nossas ferrovias.
    Já tive oportunidade de realizar viagens de trem ferrovia Vitória Minas, Espírito Santo a Minas Gerais.
    Amo esse Trem, palavras de mineiro.
    Que Deus abençoe esse projeto.
    Paulo Ramos.

  9. Parabéns a todos da ONG! A muito tempo não me sinto tão feliz por algo realizado em nosso Brasil. Está ideia é maravilhosa!!!! A muito tempo aguardávamos por isso . Espero ser umas das primeiras a andar neste trem que trará lembranças maravilhosas aquelas que como eu, e apaixonada por viagens de trem . Parabéns a todos que estão engajados neste projeto, projeto do qual e maravilhoso !

  10. Ja andei muito de vitoria a Belo horizonte no trem da Vale, é muito diferente e prazeroso andar no trem , comer no vagão restaurante e sentar e observar a vista como o tempo estivesse parado e curtir a paisagem , os locais, conhecer o Brasil que é lindo e quem sabe no futuro haverá ampliação e barateamento do sistema !!!!

  11. #A iniciativa é mais ou menos, pq certamente esse trem irá “DESINCARRILHAR” por falta de manutenção.! Nesse país tudo é mal feito e dê qualquer maneira, e o mais importante é colocar para rodar e dizerem que está funcionando a contendo.! #Rsrsrs??????.!

  12. Quando criança viajei muito de trem e era maria fumaça. Lá na Bahia, uma Maravilha. O percurso era São Roque Jequié. Mas foi desativada.

  13. Passear de trem é remeter ao passado. Espero que através dessa iniciativa, haja outros interesses, por parte da iniciativa privada e/ou pública em ampliar a ferrovia para outras regiões do país. Investir em ferrovia é um passo para o crescimento.

    • Marco Antonio,realmente tem muitos anos esse projeto, mas eu acredito que a ONG está fazendo o que pode para que o mesmo NÃO fique só no papel. Não sei se vc sabe, mas o criador desse projeto morreu ano passado ou retrasado, o projeto já estava bem avançado . Eles ficaram muito abalados e suspenderam por tempo indeterminado o projeto. A sobrinha dele prometeu retomar o projeto, mas que naquela época eles precisavam se recuperar da perda de uma pessoa amada

  14. Infelizmente durante um drástico sistema de governo, desativou 90% da nossa malha ferroviária, para beneficiar os EUA na importação de petróleo.
    Vamos torcer para que esse projeto de certo, até porque a submissão não mudou em nada.

  15. Fiquei entusiasmada com essa notícia. Tenho saudade fo Trem de Prata e passear de trem é uma delicia. Vamos lá Trens Rio- Minas e Miguel Pereira. Esta semana vi uma matéria que mostrou um trem restaurante em Santos Dumont – MG que, infelizmente, fica parado.
    Aguardarei ansiosa.

  16. Registrem aí: uma cidade que daqui a alguns meses também terá um trem turístico é Miguel Pereira, no sul do Rio, perto de Vassouras, Petrópolis, Japeri e Paty do Alferes. Nesse caso, o trem será uma típica maria-fumaça dos anos 1890. Todas as composições já estão na cidade. Faz parte do projeto do governo municipal em incrementar o turismo em Miguel Pereira.

  17. Sou guia de turismo na cidade de Paraíba do Sul e tenho acompanhado de projeto do Trem de Minas.
    O mesmo passará em frente à minha casa no distrito de Providência que pertence a Leopoldina M.G.
    Porém tenho visto que os dormentes, quase 90 % terão que ser trocados para que a composição passe.
    Alguns locais o mato tomou conta a linhão férrea.
    Espero que a concessionária consiga com que este projeto se realize nestes próximos dois anos pois ainda há muito o que fazer para que possa dar segurança aos passageiros.
    Mas será muito bom sair do Estado do Rio de Janeiro passando por Sapucaia onde há a represa de Simplício que forma um lindo lago onde no Km 22 ( como é conhecido) na Br 393 perto do distrito de Bem-posta existe um cais onde se encontram os amantes do esporte náutico.
    No Estado de Minas, poderão ver antigas fazendas do período cafeeiro no Brasil.
    Esta viagem além de ser linda, trará o turista de volta a história e o mesmo poderá contemplar toda exuberância da flora e fauna ao longo do caminho.
    Estou torcendo para que este plano entre em ação logo.
    Quem puder, não deverá deixar de fazer esta viagem que será realmente inesquecível.

  18. Eu tbm gostaria muito de andar e fazer esse passeio de trem até minas , mais de onde partiria os trens daqui do rio de janeiro até minas e quando vai realmente funcionar esse novo projeto ?

  19. Muito bom, mais uma opção de lazer e cultura parabéns pela iniciativa.
    Vai gerar empregos e conhecimentos.
    Com certeza na primeira oportunidade terei o prazer de curtir esse passeio.

  20. Uhu!!! Parabéns pelo empenho da ONG Amigos do Trem, principalmente a presidente que deu a informação para minha felicidade! Tenho um sonho de conhecer MG e de trem será muito melhor, pois viajar de trem é muito mais seguro, rápido e bonito!
    Espero que comece a funcionar logo e que outros tenham mais iniciativas para percursos de trem pelo Brasil!
    Parabéns ao jornalista que nos trouxe essa maravilhosa notícia!

  21. Que notícia boa a respeito da nossa tão sofrida Ferrovia. Tmb sou apaixonado pelo tema, sobretudo pelos modelos mais antigos de fumaça.
    Parabéns aos responsáveis pelo projeto e desejo vida longa ao trajeto do Trem Rio-Minas.

  22. Que alegria saber sobre esse trem. Nosso país/povo merece desfrutar da nossa natureza:tão deslumbrante, tão generosa. Sem falar no contexto histórico. Amei!!!

  23. Nossa que maravilha, sempre tive enorme interesse em viajar de trem, quando Criança passava aquele belo trem Rio-são Paulo, ficava louco para poder fazer essa viajem.
    Agora teremos trecho Rio-Minas fico muito feliz com essa iniciativa e também poder fazer essa bela viajem.

  24. Sensacional!!! Que muito mais iniciativas como esta, sejam amplamente realizadas. Muito legal. Irei fazer esta viajem. Parabéns a todos pelo projeto.

  25. Adorei a iniciativa, parabéns aos idealizadores,sucesso q mas projetos desse nível venha se expandir,com certeza vou querer fazer um passeio com minha família..

  26. Achei o máximo está iniciativa.
    Gostaria de saber se existe alguém que vai se interessar para reformar e revitalizar a estação Leopoldina…Pois é uma estação belíssima! Digna de filmes antigos; basta reformar e reativar.
    E, é claro! Reativação de linhas como o trem de prata (SP/RJ)…passeio lindo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui