Tremor de baixa magnitude atinge São Gonçalo, sem relatos de impactos

Um tremor de terra de magnitude 2.0 foi registrado em São Gonçalo, no Rio de Janeiro, na tarde de terça-feira (11/03). O evento foi detectado pela Rede Sismográfica Brasileira e analisado pelo Centro de Sismologia da USP.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Na tarde desta terça-feira (11/03), às 13h07, um tremor de terra de magnitude 2.0 mR foi registrado em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. O evento foi detectado pelas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) e analisado pelo Centro de Sismologia da USP.

Até o momento, não há relatos de que a população tenha sentido o abalo. Tremores dessa magnitude são considerados fracos e geralmente não causam danos estruturais.

Causas e frequência de tremores no Brasil

Pequenos tremores de terra são relativamente comuns no Brasil, principalmente em áreas onde há movimentação de falhas geológicas na crosta terrestre. Segundo especialistas, esses eventos ocorrem devido ao acúmulo de tensões geológicas que, eventualmente, resultam em pequenos deslocamentos.

Embora o país não esteja localizado sobre zonas de convergência de placas tectônicas, como ocorre em regiões sísmicas ativas no mundo, ainda assim registra pequenos abalos causados por movimentações locais da crosta.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tremor de baixa magnitude atinge São Gonçalo, sem relatos de impactos

2 COMENTÁRIOS

  1. Pessoal pesquisa direitinho pq quando eu era criança entre 1966 e 1970 eu lembro que houve terremotos sim em São Gonçalo a ponto de receber orientações de me abrigar em baixo da mesa.
    E algumas vzs sair da casa e aguardar o tremor terminar na rua. Convém verificar a informação.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui