Três museus do Centro do Rio para entender melhor o Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Recentemente, alguns museus do Rio de Janeiro têm passado por problemas. Entretanto, apesar das dificuldades, alguns se mantém firmes.

Nessa lista de três museus, o carioca e o turista poderão conhecer, no centro da Cidade Maravilhosa, um pouco mais da história do Brasil.

Museu Nacional de Belas Artes

Museu Nacional de Belas Artes por André Bispo

O Museu situa-se de esquina com a Praça da Cinelândia. O edifício foi construído no início do século XX, após a abertura da Av.Central, atual Av. Rio Branco, durante as obras de modernização da antiga capital federal do Brasil. Sua construção ocorreu praticamente ao mesmo tempo que a Biblioteca Nacional, Teatro Municipal, e Edifício da sede do antigo Supremo Tribunal Federal de Justiça na Cinelândia.

Advertisement

O prédio é um belo e imponente exemplar do Neoclássicismo e Ecletismo na arquitetura do início do século 20, tempo da “Belle Epoque”.

O Museu Nacional de Belas Artes MNBA tem em seu acervo cerca de 18 mil obras de arte, entre elas obras trazidas por D. João VI de Portugal, em 1808, e obras do séculos XIX e XX.

Entre algumas famosas estão a tela “Primeira Missa no Brasil”, de Vitor Meireles. O Museu também promove mostras e exposições de artes além de publicações.

Serviço:

Av. Rio Branco, 199 – Centro | Tel. 2219-8474 Fax. 226-6067
administracao@mnba.gov.br  www.mnba.gov.br
Terças às Sextas de 10 às 18h | Sábados e Domingos de 12 às 17h
Entrada franca aos domingos. A bilheteria encerra a venda de ingressos 30 minutos antes do término do horário de visitação.

Passa no Paço

Depois de um passeio cultural, uma volta no shopping não faz mal. O Diário do Rio indica uma visita ao Shopping Paço do Ouvidor. Passa no Paço que a satisfação é garantida.

Museu Histórico e Diplomático

Museu Histórico e Diplomático

O edifício do museu é o antigo Palácio do Itamaraty, quando o Rio de Janeiro era a capital federal. Foi sede do Ministério das Relações Exteriores de 1899 a 1970.

O palácio é um dos mais interessantes exemplares da arquitetura neoclássica, possuindo um belo jardim interno. O local e a arquitetura dos edifícios por si só já são uma atração.

O arquivo histórico do museu possui cerca de 6 milhões de documentos que remontam a 1808, ano da vinda de D.João VI para o Brasil juntamente com a corte Portuguesa.

A Mapoteca do museu possui cerca de 31 mil peças, tendo entre elas cartas, atlas, mapas e globos.

O Palácio e Museu do Itamaraty fica ao lado do antigo Ministério da Guerra ou Palácio Duque de Caxias, quase em frente à Praça da República ou Campo de Santana, e tem como endereço a Av. Marechal Floriano Peixoto, que é a primeira via paralela à Av. Presidente Vargas.

Serviço:

Av. Marechal Floriano, 196 – Centro
Tel. 2253-2828 Fax. 2253-7691
Seg, Qua, Sex, 14h, 15h e 16h – Visitas guiadas
Visitas monitoradas com duração de 45 minutos
Entrada franca

Museu Histórico Nacional

Museu Histórico Nacional por Charlie Phillips

O Museu Histórico Nacional, MHN, foi criado em 1922, ano da grande Feira Internacional Comemorativa da Indepedência do Brasil. É um dos mais importantes museus do Brasil e do Mundo, e tem em seu acervo mais de 287.000 itens.

O local é também um sítio histórico, tendo sido erguida no local uma das primeiras fortificações do Rio, posteriormente foi também usado como calabouço, antes das reformas para a Feira de 1922 havia sido também “Casa do Trem” e “Arsenal de Guerra”.

Serviço:

Praça Marechal Âncora, s/n° – Centro
Tels. 2550-9224 / 2550-9220
rnhn02@visualnet.com.br www.museuhistoriconacional.com.br
Aberto de Terça à Sexta-Feira, de 10 às 17:30 horas | Sábados, Domingos e Feriados das 14 às 18 horas.
Entrada franca aos domingos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Três museus do Centro do Rio para entender melhor o Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui