TRF2 é unânime e reafirma prisão preventiva de Pezão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Acatando a manifestações do Ministério Público Federal (MPF), o Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF2) confirmou por unanimidade as prisões preventivas de Luiz Fernando Pezão, ex-governador do Rio de Janeiro, e Marcelo Santos Amorim, seu operador financeiro e marido de sua sobrinha. Com a decisão por três votos a zero, eles vão responder presos às acusações de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa em processo derivado da Operação Boca de Lobo, deflagrada em novembro quando Pezão ainda era governador.

“O discurso de resistência contra um Direito Penal seletivo não faz sentido aqui”, afirmou. A contemporaneidade dos motivos que justificam a prisão é evidente e não pode ser desprezada. É preciso um esforço de paralisar uma reiteração criminosa que expõe ao risco da impunidade”, afirmou o relator, desembargador federal Abel Gomes.

Os habeas corpus em nome do político e seu intermediário foram rejeitados nesta quarta-feira (20/3) pela 1a Turma do TRF2. Segundo as investigações, quase R$ 40 milhões foram recebidos em propina pelo ex-governador e outros integrantes da organização.

Nos pareceres sobre os HCs e em sustentação oral, o MPF na 2ª Região (RJ/ES) reiterou ser preciso manter as prisões preventivas para garantir a aplicação da lei penal e para não afetar o processo com eventuais solturas. Também a gravidade e a natureza dos atos criminosos foi reforçada ao Tribunal.

Advertisement

“O ex-governador é político experiente com consciência e capacidade para compreender aquilo que ocorria abaixo dos seus olhos. É muito plausível a convicção que traz o MP que ele tinha domínio e controle do que ocorria na gestão, conhecimento de seus inúmeros colaboradores, muitos inclusive confessos”, disse o procurador regional Rogério Nascimento, que representou o MPF na sessão.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp TRF2 é unânime e reafirma prisão preventiva de Pezão
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui