Tribunal de Contas do Município alerta sobre grande acidente ambiental

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Tribunal de Contas do Município (TCM) está alertando autoridades para o risco de grave acidente ambiental decorrente de um possível vazamento de chorume no Centro de Tratamento de Resíduos Sólidos Urbanos do Rio de Janeiro – CTR-RIO –, que fica em Seropédica e é operado pela concessionária Ciclus Ambiental do Brasil S.A. A empresa é responsável pelo tratamento de todo o lixo produzido pelo município do Rio.

Em audiência realizada na tarde desta quinta-feira, 02/05, os conselheiros aprovaram por unanimidade uma representação junto à Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB), à Secretaria Municipal da Casa Civil (CVL), ao Gabinete do Prefeito (GPB) para que tomem num prazo de 15 dias providências sobre o problema.

Segundo o levantamento da 6ª Inspetoria Geral de Controle Externo (6ºIGE/SGCE), ao licenciar em 2016 a operação, o INEA exigiu entre as condicionantes que a empresa implementasse um plano para a redução em dois anos de 50% dos resíduos existentes à época, e que a empresa parasse de levar o chorume para tratamento externo. Nada foi feito, no entanto, e hoje, o centro opera com 264 mil metros cúbicos de chorume, cerca de 80% da capacidade total do centro.

Advertisement

O risco de que Seropédica viva uma tragédia como a que ocorreu em Mariana , Minas Gerais, quando o rompimento de uma barragem contaminou o Rio Doce, foi detectado durante Auditoria de Conformidade na Companhia Municipal de Limpeza Urbana, entre 11/03 a 9/04 deste ano.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tribunal de Contas do Município alerta sobre grande acidente ambiental
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui