Tribunal de Contas do Rio – Quem controla as contas do controlador

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Tribunal de Contas do Município do Rio de JaneiroCento e Sessenta e Cinco milhões. Esse é o tamanho do orçamento do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro. Um órgão que tem como objetivo controlar e aprovar as contas do nosso governo municipal, inclusive atestando ano após ano os gastos do executivo. O órgão é formado por pouco mais de 600 funcionários e capitaneado por sete conselheiros, que são de indicação para lá de disputada.

Explico. Uma lei aprovada em 2011 estabeleceu que os próximos dois conselheiros deveriam ser um procurador e um auditor. Ou seja, técnicos. Ótimo né? Mas agora, tanto o legislativo, quanto executivo e até mesmo conselheiros do TCM que estão prestes a se aposentar querem mudar a regra. Objetivo não declarado é a nomeação de políticos para estas vagas. Alguns dos autuais conselheiros eram políticos.

Cabe lembrar o seguinte. O emprego de conselheiro do TCM é coisa de outro mundo. O salário é de 25 mil reais, com motorista e carro pago pelo bolso do contribuinte. E não se perde o emprego nunca. Apenas com 70 anos há a aposentadoria compulsória.

Advertisement

E qual politico brasileiro não iria querer botar um de seus amiguinhos num cargo desses? Não me entendam mal, controle é necessário. Mas será que estes 165 milhões de reais estão sendo bem empregados. Será que estamos recebendo a quantidade de controle que deveríamos por esse preço? E pior, será que esses conselheiros vitalícios são a melhor maneira de ocupar vagas desta importância para a sociedade ?

No final das contas, será que alguém controla os gastos daqueles que deveriam fiscalizar as contas da nossa prefeitura?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tribunal de Contas do Rio - Quem controla as contas do controlador
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui