Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro cria Núcleo de Inovação

A medida visa desenvolver instrumentos que possibilitem o aprimoramento e celeridade da prestação dos serviços judiciários dentro do Tribunal

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
TJRJ/ Foto: Gabriel de Paiva

O Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) criou o Núcleo de Inovação do Poder Judiciário (LabLexRio), que funcionará como um laboratório de inovações em diferentes áreas, como a de tecnologia, gestão de pessoas e design organizacional, entre outras. A medida atende a demanda do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e tem como objetivo desenvolver instrumentos e ferramentas que possibilitem o aprimoramento e celeridade à prestação jurisdicional.

 De acordo com o presidente do TJRJ, desembargador e Henrique de Andrade Figueira, a criação de mecanismos alternativos e inovadores é necessária para dar solução aos conflitos. “O Judiciário fluminense entende hoje que a busca por inovação é um elemento essencial para garantir ao cidadão uma gestão eficiente e um serviço de qualidade”, destaca o desembargador.

O LabLexRio deverá idealizar e pensar inovações no âmbito do Poder Judiciário nas áreas de tecnologia, novos serviços e plataformas judiciais para melhorar a prestação dos serviços. Protótipos serão desenvolvidos a partir da criação de projetos, com provas de conceito e testes, antes da aplicação em larga escala.

Vale ressaltar, que o TJRJ é apontado, pelo relatório Justiça em Números do CNJ de 2020, que tem como base dados do ano de 2019, como o tribunal mais produtivo do país. Ao todo, por ano, são processadas mais de 8 milhões de ações.

Advertisement

Segundo o relatório do CNJ também apontou que um juiz de primeira instância do TJRJ recebe em média 2.749 casos novos por ano. Ainda segundo o documento, os juízes de primeiro grau do tribunal possuem carga de 21.269 ações, 75% a mais que um magistrado do TJSP, por exemplo.

Apesar do destaque na sua produtividade, o presidente do Tribunal explica que pesquisa e a adoção de práticas inovadoras nas áreas de gestão e governança podem otimizar os resultados do TJRJ em benefício da sociedade. Por outro lado, a incorporação de novos métodos vai permitir a redução da carga de trabalho de magistrados e servidores, apontada como a maior do país, entre os tribunais de grande porte, pelo Justiça em Números de 2020.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro cria Núcleo de Inovação
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Quero ver chegarem à conclusão de que poderiam substituir todos os serventuários por um software. Se não concluírem por isso, é só um cabide.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui