TSE lança site para desmascarar fake news nas Eleições Municipais 2020

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Visando combater a disseminação de informações falsas sobre a Justiça Eleitoral e as eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou, nesta semana, o site Fato ou Boato?“, voltada para o esclarecimento de notícias inverídicas que venham as surgir nas Eleições Municipais de 2020.

O site é uma atualização da antiga página “Esclarecimentos sobre Notícias Falsas“, criada no pleito de 2018.

Além de oferecer ao internauta mais recursos que a antiga página, o espaço – disponível no Portal da Justiça Eleitoral – conta também com materiais produzidos pelas instituições parceiras do TSE que aderiram ao Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020.

Com a proposta de um layout mais moderno, no formato onepage (todo conteúdo disposto na mesma página), o espaço está dividido em oito áreas: passo a passo, esclarecimentos, quiz, mitos eleitorais, agências, posts, candidatos e fake news.

Advertisement

No ícone passo a passo, há dicas de como identificar uma informação falsa. Os tópicos foram desenvolvidos pela Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel).

Já na seção Esclarecimentos, foram disponibilizados textos e vídeos produzidos durante as Eleições de 2018 com o objetivo de desmentir conteúdos falsos sobre a Justiça Eleitoral, a urna e o voto.

Segundo o TSE, há também uma seção criada com o intuito de incentivar o eleitor a conhecer seu candidato. A ideia é orientar o cidadão a pesquisar o passado dos políticos, para verificar se eles têm problemas com a Justiça ou se cumpriram as promessas de campanha, entre outras informações.

A página ainda reúne os vídeos da série Fake News e Eleições – lançados entre o primeiro e o segundo turnos de votação do pleito de 2018 – e da série Mitos Eleitorais.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp TSE lança site para desmascarar fake news nas Eleições Municipais 2020
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui