Túneis Zuzu Angel e Rafael Mascarenhas recebem iluminação de LED

Ambos, que ligam a Gávea a São Conrado, na Zona Sul do Rio, foram os primeiros túneis a serem contemplados pelo programa Luz Maravilha, que visa revitalizar a iluminação em variados pontos da cidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Túnel Zuzu Angel - Foto: Alexandre Macieira/Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio de Janeiro concluiu, na madrugada da última sexta-feira (22/10), a modernização da iluminação nos túneis Zuzu Angel e Rafael Mascarenhas, na Zona Sul da capital fluminense. Ao todo, foram instalados nos 2 espaços, que ligam a Gávea a São Conrado e por onde passam cerca de 73 mil motoristas diariamente, 2 mil projetores de LED.

Vale ressaltar que os referidos túneis foram os primeiros a serem contemplados pelo programa Luz Maravilha, parceria público-privada (PPP) firmada pelo Poder Executivo carioca para revitalizar a iluminação em variados pontos da cidade.

”A modernização do Zuzu Angel e do Rafael Mascarenhas são a prova do sucesso do programa. Os túneis, em particular, são um bom exemplo para exibir a nova e potente iluminação em LED, e, também, onde se pode ver a maior diferença, se compararmos com as antigas luminárias amarelas”, afirmou Pierre Batista, presidente da RioLuz.

Uma característica importante desse projeto, segundo a Prefeitura, é a disposição do LED, com 3 fileiras de luminárias na entrada, que, ao longo do túnel, se tornam uma só. A medida é desenhada para que o impacto da luminosidade, durante o dia, seja reduzido com mais eficiência e os motoristas não sintam uma diferença brusca entre o lado de dentro e de fora dos túneis.

Advertisement

Outro ponto importante a ser citado é que, além do Zuzu Angel e do Rafael Mascarenhas, mais de 17 túneis receberão a moderna iluminação de LED no Rio. Entre eles, o Santa Bárbara e o Noel Rosa. A conclusão das obras está prevista até o final de 2022. A revitalização da iluminação dos túneis faz parte da PPP e tem como intuito modernizar todos os 450 mil pontos de iluminação pública do município.

A parceria inclui também a implementação de serviços dentro do conceito de cidade inteligente (Smart City), com a instalação de 10 mil câmeras de segurança, sendo que 40% delas contarão com tecnologia de reconhecimento facial; 5 mil pontos wi-fi; e 10 mil sensores, entre eles, de controle de tráfego e de chuvas.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Túneis Zuzu Angel e Rafael Mascarenhas recebem iluminação de LED
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui