Túnel Santa Bárbara ficará fechado por tempo indeterminado após desmoronamento

Técnicos da Defesa Civil realizaram uma avaliação preliminar e concluíram que há risco de desmoronamento nas extremidades da parede do túnel

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Prefeitura do Rio

O Túnel Santa Bárbara, uma das principais ligações entre a Zona Sul e o Centro do Rio, permanece fechado desde a madrugada de hoje devido à queda de estruturas em suas galerias. Técnicos da Defesa Civil realizaram uma avaliação preliminar e concluíram que há risco de desmoronamento nas extremidades da parede do túnel, levando ao isolamento de uma das pistas. A interdição das pistas no sentido Centro será mantida por tempo indeterminado, até que as partes ameaçadas sejam removidas com segurança.

O prefeito Eduardo Paes pediu à população que evite a região, alertando para os riscos adicionais que o fechamento pode gerar, especialmente em um dia de trânsito já complicado. Em uma publicação no X (antigo Twitter), Paes explicou: “A queda foi de uma parte do revestimento do túnel (que está em obras de reforma). Achamos que a reabertura seria mais rápida, mas vamos reabrir só uma faixa e proibir veículos pesados. Ou seja, teremos o trânsito na região — já complicado em uma sexta-feira — ainda com mais problemas. Evitem a região hoje!”

Desde fevereiro deste ano, o Túnel Santa Bárbara passa por um processo de revitalização, com investimento de R$ 9,4 milhões. As obras incluem a substituição do sistema de exaustão mecânica, a reposição das peças cerâmicas nas paredes, e a troca das placas de concreto que protegem as áreas de manutenção das concessionárias de água e energia elétrica. Além disso, está prevista a pintura das fachadas das subestações de energia e a aplicação de tinta antipichação nas paredes. Também estão sendo feitos reparos específicos no concreto que reveste o túnel.

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, o problema ocorrido nesta madrugada não tem relação com as intervenções que estão sendo realizadas, e a Light, concessionária responsável pela distribuição de energia, confirmou que o incidente aconteceu durante um serviço da empresa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Túnel Santa Bárbara ficará fechado por tempo indeterminado após desmoronamento

2 COMENTÁRIOS

  1. Teu negócio é política, não o bem estar do cidadão.
    Segundo a reportagem, o túnel está em reforma desde fevereiro.
    Pra vc, bom prefeito deve ter sido Crivela.

  2. No túnel Rebouças, jogaram asfalto vagabundo em cima do concreto asfáltico. Já está abrindo.
    Santa Bárbara desmoronando.
    Essa é a “maravilhosa” reforma de túneis do Eduardo Paes. Durou até a eleição.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui