Foto por Amanda Mills, USCDCP de Pixnio

Pesquisa do Kantar Ibope Media, divulgada pelo portal Tudo Rádio, mostra que o universo de ouvintes de rádio foi ampliado pela sexta vez consecutiva nos filtros gerais da medição, ou seja, não aconteceram oscilações negativas na média de ouvintes por minuto do rádio FM em 2021.

Em filtros gerais como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais), são quatro rádios acima dos 220 mil ouvintes por minuto, valores estes que não são superados por FMs de outras regiões do país. As estações que estão acima dessa marca são: Super Rádio Tupi FM 96.5, Melodia FM 97.5, FM O Dia FM 100.5 e JB FM 99.9.

A movimentação atual do meio FM ampliou a disputa por colocações nos principais períodos da medição. Após forte alta, a Melodia FM (religiosa/gospel) aparece bem mais próxima da Super Rádio Tupi FM (popular/jornalismo-esportes), ambas com mais de 300 mil ouvintes por minuto em filtros como o 06h-19h (FM+WEB/segunda à sexta-feira). A Super Rádio Tupi mantém a liderança de audiência nesses filtros, enquanto a Melodia apresentou a maior variação absoluta do FM fluminense.

Também é intensa a disputa pelo top 3 nos principais períodos da pesquisa e a “briga” ocorre em alto nível. A FM O Dia FM (popular/hits) registrou o segundo maior avanço absoluto da medição, se fixando no top 3 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e o primeiro no filtro comercial. Já a JB FM teve o segundo maior avanço absoluto em filtros comerciais (segunda à sexta-feira), permanecendo no top 3 nesses recortes. Vale lembrar que as duas FMs vem de longas trajetórias de altas de audiência, com ambas registrando patamares bem mais elevados do que os índices de 2020.

Mais destaques

A 93 FM 93.3 (religiosa/gospel) engatou a sua terceira alta consecutiva em filtros como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) e também auxiliou novamente na alta de audiência do rádio carioca, mantendo consolidada a sua colocação no top 5 nos principais períodos da pesquisa.

Destaque também para a Rádio Globo FM 98.1 (popular/hits-esportes), rádio que manteve na atual pesquisa a sua longa trajetória de alta em audiência, renovando novamente a sua melhor marca na comparação com os resultados obtidos desde 2017. Nas últimas onze atualizações, a Rádio Globo avançou em 10 no 05h-00h (FM+WEB/segunda à sexta-feira). O volume de audiência atual é praticamente o dobro da média registrada no mesmo período em 2020 (trimestre março a maio de 2020/05h-00h/FM+WEB/todos os dias e locais).

A Rádio Mix FM 102.1 (jovem/pop) aparece na sequência nos principais períodos da pesquisa, também contribuindo com a alta do meio FM fluminense. O avanço mais significativo no índice da FM foi na medição comercial, onde apresentou uma variação consistente em seus números.

Quem também avançou no top 10 em períodos como o 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) foi a Catedral FM 106.7 (religiosa/católica), estação que consolidou a sua presença entre as maiores audiências do rádio do Rio de Janeiro. A 106.7 FM registrou a maior variação percentual da medição no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais). A SulAmérica Paradiso FM 95.7 (adulto-contemporâneo, que avançou de novo e está em um novo patamar de audiência) aparece próxima da 106.7 FM.

Quem completa o top 10 no 05h-00h (FM+WEB/todos os dias e locais) é a estável BandNews FM 90.3 (jornalismo), rádio seguida de perto pelas estações Antena 1 Lite FM 103.7 (adulto-contemporâneo) e Transamérica FM 101.3 (jovem/adulto-esportes/jornalismo, rádio que apresentou boa alta de audiência e encosta no top 10). A CBN FM 92.5 (jornalismo/esportes) também está próxima desse bolo e registrou mais uma elevação em seus números.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui