Uma análise feita pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ), com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), do IBGE, de junho de 2024, mostrou que as atividades turísticas no Rio de Janeiro cresceram mais do que no Brasil. O índice do volume de serviços de turismo no estado do Rio variou 8,2% em relação ao maio e 11,5% na comparação interanual, acumulando uma alta de 9,3% nos últimos 12 meses e de 5% se comparado a maio.
No Brasil, o índice variou 3,4% frente ao mês de maio e 3,9% na comparação interanual, registrando alta de 3,4% nos últimos 12 meses e 1,3% ao ano.
De acordo com o IFec RJ, o crescimento do volume de serviços de turismo no estado do Rio ficou duas vezes acima do índice mensal do país e quase três vezes no interanual.
Além disso, de acordo com uma pesquisa do Observatório de Turismo do Rio de Janeiro, o setor cresceu 12,5% no primeiro semestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2023. O percentual representa que nos primeiros seis meses do ano foram 584,6 mil visitantes a mais na Cidade Maravilhosa, totalizando 5,2 milhões de turistas em 2024.