Turismo no Rio de Janeiro: Saiba as diferenças entre visitantes brasileiros e estrangeiros

Pesquisa da Demanda Turística Nacional e Internacional da Prefeitura do Rio de Janeiro revelou as distintas dinâmicas entre o turismo nacional e internacional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto:Alexandre Macieira/ Rio CVB

Uma análise realizada pelo Instituto Rio21, com base na Pesquisa da Demanda Turística Nacional e Internacional da Prefeitura do Rio de Janeiro, revelou as distintas dinâmicas entre o turismo nacional e internacional na cidade.

Os turistas brasileiros tendem a visitar os pontos turísticos mais clássicos, como o Corcovado e o Pão de Açúcar, enquanto os estrangeiros também buscam, com frequência, locais como o Maracanã, AquaRIO e Lapa:

image 24 Turismo no Rio de Janeiro: Saiba as diferenças entre visitantes brasileiros e estrangeiros
image 26 Turismo no Rio de Janeiro: Saiba as diferenças entre visitantes brasileiros e estrangeiros

Além disso, o sol e a praia são a principal motivação para os visitantes nacionais, enquanto os internacionais procuram experiências mais diversificadas:

image 27 Turismo no Rio de Janeiro: Saiba as diferenças entre visitantes brasileiros e estrangeiros
image 28 Turismo no Rio de Janeiro: Saiba as diferenças entre visitantes brasileiros e estrangeiros

Uma diferença notável é o gasto per capita, sendo de R$ 1.400,73 para os turistas nacionais e de R$ 7.668,90 para os internacionais. Isso provavelmente ocorre devido às vantagens cambiais, uma vez que muitos estrangeiros utilizam o euro ou o dólar, o que aumenta seu poder de compra no Brasil.

Advertisement

Essa análise ressalta a importância do turismo para a economia carioca, com impacto na geração de empregos e crescimento do setor de serviços. Para manter esse setor vital, é necessário um planejamento estratégico que atenda às demandas e preferências de ambos os públicos, garantindo um crescimento sustentável para a cidade.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Turismo no Rio de Janeiro: Saiba as diferenças entre visitantes brasileiros e estrangeiros
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui