Uber e 99 terão que esclarecer cancelamentos excessivos de corridas no Rio

Determinação partiu do Procon Carioca; em 2021, foram 773 reclamações referentes à Uber e 225 sobre a 99

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem Meramente Ilustrativa - Foto: Divulgação/Uber

O Procon Carioca notificou, na última quinta-feira (04/11), as empresas de transporte privado de passageiros Uber e 99 a fim de esclarecerem sobre o número excessivo de cancelamentos de viagens ocorridos recentemente no município do Rio de Janeiro.

Até outubro deste ano, o Procon Carioca recebeu 773 reclamações de clientes referentes aos serviços da Uber e 225 em relação à 99. Isso representa um aumento significativo em relação a 2019, quando foram registradas 593 reclamações a respeito da primeira empresa e 1 sobre a segunda. Já em 2020 foram 770 e 85 queixas, respectivamente.

Vale ressaltar que, de acordo com o Procon Carioca, ”a legislação consumerista é clara ao dizer que a notificada não pode se recusar a prestar seus serviços para os usuários que estão dispostos a pagar, configurando prática abusiva, ou seja, não pode existir diferenciação dos consumidores, aceitando algumas corridas e outras não”.

Ainda segundo o órgão, que é ligado à Secretaria Municipal de Cidadania do Rio, a maior parte do total de reclamações é vinculada a questões referentes a cancelamento, já que, por vezes, o próprio consumidor precisa cancelar a viagem, mas o valor da corrida ainda assim é cobrado e o usuário tem dificuldades de recuperar o valor cobrado.

Outra solicitação por parte do Procon é que as empresas tenham, obrigatoriamente, um canal efetivo para atendimento ao consumidor para que quaisquer dúvidas ou demandas possam ser esclarecidas.

”Atualmente, a Uber e 99 atendem uma grande parte da sociedade e esse cancelamento excessivo torna ruim a qualidade dos serviços prestados para o consumidor. Pedimos esclarecimento, por exemplo, sobre a quantidade de corridas canceladas ou não aceitas em 2019, 2020 e 2021 e quais os motivos alegados para os cancelamentos. A partir do recebimento da notificação, Uber e 99 terão 10 dias para apresentar a defesa ao Procon Carioca”, diz o presidente do Procon Carioca, Igor Costa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uber e 99 terão que esclarecer cancelamentos excessivos de corridas no Rio

43 COMENTÁRIOS

  1. O Quintino se não está satisfeito com os motorista e os apps , simples pede um táxi ou pega van ou ônibus agora você quere que os motorista de app faça gualquer tipo de viagem vc está fora da realidade só em dizer que os motorista vêem a foto do passageiro , você disse se não está satisfeito simples você pega outro tipo de transporte

  2. Venha fazer um esclarecimento a todos , olha o ano que os cancelamentos aumentaram 2019 , 2020 e 2021 , o fato que em 2019 teve um reajuste de tarifa na Uber .
    Sobre o reajuste na categoria uberX a viagem com preço mínimo era 6,75 entrou o reajuste para 6,19 é continua assim até hoje , em 2019 o GNV era 2,89 a 3,10 hoje está 4,29 a 4,49 e ainda estão reclamando ?
    Acabaram com o dinâmico que multiplicava a viagem agora eles oferecem um valor de dinâmico de 2 reais .
    Só quem tem mais de 4 anos de aplicativo sabe como era antes de 2019 .

  3. É fácil de entender; tem lugares que os motoristas não vão escolher ir, por vários motivos: roubo, crime, difícil acesso… Além do fator preço; corridas curtas de 5, 6, 7 reais. Esses são os motivos dos cancelamentos.

  4. Não adianta, com a falta de segurança e com a busca maior que o destino fica inviável aceitar algumas corridas. E isso NÃO é culpa da UBER.
    Gostaríamos todos de podermos aceitar todas as corridas, mas no Rio de Janeiro sabemos que é impossível. Nem o poder público vai, por q iriamos com nossos carros particulares. Vamos parar de HIPOCRISIA PROCOM. E aumentar a tarifa não é a proposta da plataforma e nem justo com usuários. O valor dos combustíveis tmb NÃO É culpa da UBER. Uber não é TAXI

  5. Não adianta, com a falta de segurança e com a busca maior que o destino fica inviável aceitar algumas corridas. E isso NÃO é culpa da UBER.
    Gostaríamos todos de podermos aceitar todas as corridas, mas no Rio de Janeiro sabemos que é impossível. Nem o poder público vai, por q iriamos com nossos carros particulares. Vamos parar de HIPOCRISIA PROCOM. E aumentar a tarifa não é a proposta da plataforma e nem justo com usuários. O valor dos combustíveis tmb NÃO É culpa da UBER. Uber não é TAXI

      • Se o lugar era longe , não tinha carro próximo ( entenda não tinha carro próximo ) ninguém vai se deslocar 10 , 15 , 20 ou 50 km pra buscar uma viagem porquê não chamou um táxi ou executivo com certeza iria cobrar o deslocanto até o local , mas não querem uber x baratinho baratinho
        .vocês têm que pensar um pouco e ter consideração com o trabalho do próximo não simplesmente querer obrigar uma coisa que ninguém é obrigado a fazer

  6. O carro é particular meu, não aceito corridas para áreas consideradas de risco. A falta de segurança não é culpa da Uber, o valor do combustível tmb não é culpa da Uber. Agora devido ao fato do carro ser meu e a vida tmb. Eu vou continuar a selecionar o destino de minhas viagens.

  7. Sou categoria Black “Uber Black” agora imagine vocês do Procon, receber uma chamada de corrida pra vc andar 20km eu disse 20 quilômetros, pra você buscar o passageiro
    Aí vc chega no passageiro e ele anda 1km
    Faz essa conta aí pra ver se vc não chora, sabe o porquê disso? Porquê naquele local está dinâmico e como a categoria Black não tem dinâmico, os passageiro de pura maldade e malandragem, pede Uber Black, o Black é a categoria mais cara, mas quando está dinâmico, a categoria mais barata que é o “Uberx” passa a ser mais caro, aí a Uber não corrige isso, aí o motorista cancela porque ele não é idiota de andar isso tudo pra buscar um passageiro.
    Outro fator… Você aceita uma corrida na categoria Black na zona sul do Rio, anda 3km e a Uber te paga 7,70 r$ isso mesmo sete reais e setenta centavos, uma humilhação vc investir quase 100 mil reais em um carro como o meu
    E receber um valor igual da categoria Uberx
    Aí você reclama e a Uber diz q está certo
    Outro fator que tá acontecendo direto
    Quando a corrida tá dando digamos que 30km pra deixar o passageiro no seu destino e estiver tudo congestionado o trânsito e você anda 60km pra deixar o passageiro e mesmo andando 30km a mais por uma estrada que está livre, a Uber não te paga nem 1 centavo a mais, aí quando vc pega essa mesma corrida de 30km pra deixar o passageiro em casa e ele diz… Vai por aqui que é mais rápido, sabe o que acontece?
    A Uber te paga menos do que já havia dito que você iria ganhar pela corrida dizendo…
    As informações da corrida tiverão mudanças e o valor foi reajustado. Aí bate o desânimo e você pensa até em desligar o app e ir pra casa
    O mais incrível que toda mudança é só pra beneficiar o app.
    Então Procon eu vou lhes dar um trunfo
    Chame os motoristas de app que todos estamos munidos de provas como mensagens
    E prints de nossas corridas provando a covardia que a Uber e a 99 vem fazendo com a gente
    Somos trabalhadores saímos pra ganhar o pão e somos humilhados por esses apps que chegam a ficar até com 70% de algumas corridas
    Pois na maioria ficam com 40%
    Mais se um dia os motoristas acordar e se unir e parar por uma semana, os apps não ganham nem 1 real se quer, pois somos nós que levamos o dinheiro pra eles, pois a Uber não dispõe de carros dela.
    Fica aqui meu desabafo!!!

  8. Os cancelamos pode se dar a vários fatores, como exemplos: passageiro sem máscaras, área de riscos, valor ofertado ninguém é obrigado a aceitar aquilo que não vale a pena o próprio passageiro não aparece para viajar e quando o motorista está em uma área que não conhece e tem a impressão de ser uma área de riscos e muitos outros… Essa semana mesmo, a passageira estava em um local onde tinha uma boca de fumo e eu com toda educação perguntando se era tranquilo entrar sem o alerta ligado, moral da estória se ofendeu com a pergunta e eu tive que cancelar, pois eu preso pela minha segurança em primeiro lugar!

  9. Procom do rio , a resposta e simples, pergunte para os aplicativos , porq eles nao reajustam o valor da corrida ? Preco correto q de lucro nao vai faltar carro, e passageiro nao vai ter q esperar. Ninguem na midia questiona os aplicativos , a falta do reajuste .

  10. Falar de cancelamento no Rio é complicado né Tem gente que mora em local que o Uber é proibido de entrar todo mundo sabe…
    Aí nem a polícia não vai o Uber é obrigado a ir ???? Na Baixada Fluminense tem Rua que não dá para passar nem a pé porque não tem saneamento não tem nada aí você vai entrar naquela rua para fazer uma corrida de r$ 5 sem chance

      • Balela é vir com essa , fácil falar , passageiro pode está no shopping e pedir uma corrida com destino a uma área de risco . A hipocrisia é demais as pessoas não veem o problema como um todo mas querem sempre aparecer , não tem noção o que é trabalhar com com transporte de passageiro no Rio de Janeiro e ainda vem com aquela máxima se não está satisfeito faz outra coisa como se o Brasil fosse com celeiro de emprego , repito ninguém é obrigado a pegar uber ou 99 existe outras opções

      • De boa. Você é muito historinha…

        Já falou que não anda de uber, só de taxi , agora vem falar que cancelamos com frequência…

        Vai trabalhar e arrumar oq fazer

        E aos motoristas de aplicativo, não percam tempo com quem não acrescenta … continuem trabalhando e seguindo suas convicções…

  11. Bom dia , na minha opinião existem muitos fatores para o cancelamento.

    Na uber :

    1° fazemos corridas as cegas, não sabemos.o destino, e somente quando chegamos perto que deparamos com o lugar.

    2° a maioria da vez quando o motorista recebe chamada, ele está dirigindo. Ao aceitar o aplicativo demora dar a direção e as vezes ele passa de algum retorno ,que fica longe para buscar o passageiro, e isso sem contar com os erros de localização.

    3° não recebemos para buscar o passageiro, aí o aplicativo, tendo que buscar uma pessoa a 4km.

    4° preço do combustível, que teve novamente um aumento e o reajuste que foi falado que seria feito e nao foi.

    5° segurança, ficamos 5 minutos exposto na rua esperando passageiro que chama e fica escovando dente, tomando banho ,etc….
    Sem contar com locais que não podem estacionar , como as linhas azul dos ônibus, são 220, 000 reais de multa , aí falta a consciência do passageiro que as vezes só pensa neles mesmo.

    6° quantidade de pessoais no carro, tem gente que acha que o nosso carro é a arca de Noé, e ainda vem com várias bolsas.
    Já vi pessoa pedindo uber para levar geladeira e armário
    Etc…….

    É fácil falar mal dos motoristas , mas quero ver parar e conversar com eles e ver os motivos reais, sentir na pele ao entrar no local que o passageiro fala que é tranguilo , mas logo ao chegar é parado por uma pessoa amada com fuzil. ( aceita a corrida , pergunta ao passageiro o destino ,, se for risco , cancelam).

    Entramos em lugares perigosos e não sabemos se vamos sair.
    Para o passageiro é muito bom em não avisar o motorista ,pois já está em casa. Mas o trabalhador tem família, e quer voltar para casa.

    É muito fácil depois disso tudo , banir os motoristas das plataformas , mas ouvilos parece difícil. Não somos descartáveis, somos pessoais que perderam seus empregos e tenta pagar suas contas e sobreviver.

    • Melhor ser motorista em outra cidade, a profissão tem riscos.
      O cancelamento vem antes de saber quantas pessoas estão, e bolsas? Bem, normalmente é por isso que pedem ou pegariam ônibus
      Preço do combustível, melhor reclamar com o app e não culpar o passageiro.

      • Melhor se motorista em outra cidade é sério mesmo , você não tem noção do que está falando procurar se interar mais temos certeza que vc vai mudar de opinião só parar da uma palha a categoria para levar bolsas seria a comfort ou bag que é um pouquinho mais cara , mais os passageiro só pedem o uber x , ou ou o 99p porquê é mais barato mais não é o certo o certo é pedir o o comfort assim como os táxi tinha uma taxa extra por causa do peso e aí falamos com quem para os passageiros pedirem a categoria correta é muito falar isso é aquilo precisamos entender a realidade

  12. Simples é só mostrar o destino… Tem gente com investimento de 140 mil na Uber. Os táxis sabem para aonde irão!! Penso que a Uber acha que na Noruega, Finlândia, Bélgica…. Isso é o velho Helldejaneiro.

  13. Fácil: ponha o pessoal do PROCON para dirigir no UBER/99 e viver daquele dinheiro. Em minutos estarão cancelando corridas também. Até parece que não sabem… Hipócritas! Ninguém quer pagar pra trabalhar, por isso só aceitam as corridas que valem a pena.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui