Uber faz carta aberta aos cariocas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Uber

Os cariocas, ao menos os leitores do DDR, já devem ter se habituado a discussão Táxi x Uber, já foram vários os posts aqui no site sobre o tema. Eu pessoalmente creio que seria um debate mais específico, “Políticos x População” e é mais ou menos isso que o Uber diz em uma chamada “Carta aberta à Cidade do Rio de Janeiro”.

Na carta que pode ser lida abaixo diz abertamente que os vereadores do Rio de Janeiro caminham em direção oposta ao futuro ao aprovar o Projeto de Lei 122/15 que atinge diretamente o Uber.

Na carta o Uber também pede ao prefeito Eduardo Paes (PMDB) não aprove a lei antes de escutar a sociedade civil. Assino embaixo.

Advertisement

Vale ressaltar que o Uber no último dia 28 de agosto disparou uma newsletter avisando que o serviço continua ativo. A mensagem esclarece que a Uber é completamente legal, por se tratar de uma plataforma inovadora que não possui leis para regulamento de suas atividades, e que não é concorrência desleal, pois os “motoristas parceiros fazem transporte privado e os motoristas de táxi fazem transporte público. Um motorista parceiro paga IPVA anualmente e o IPI na hora da compra, diferentemente de táxi, cujos alvarás são distribuídos gratuitamente pela prefeitura”

Leia a carta aberta:

O Rio de Janeiro passa por um esforço de modernização que levará a cidade anfitriã das Olimpíadas 2016 para o futuro. Mas os vereadores da cidade parecem caminhar em sentido oposto. No dia 25 de agosto, a Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovou o Projeto de Lei 122/15, que com as modificações propostas pelo vereador Jorge Felippe, em essência, impede que a inovação seja aplicada a melhorias na mobilidade urbana do Rio. Agora, é do Prefeito o privilégio de abrir novamente o caminho para a inovação. Tudo isso começa com um gesto simples – ouvir a sociedade.

O Projeto que foi aprovado pelos vereadores (com exceção do vereador Jefferson Moura) privilegia uma categoria, colocando em segundo plano a população. Mais do que o resultado da votação, o modo de operar dos vereadores demonstrou descaso com o processo democrático. Tudo foi aprovado em sete dias, de maneira isolada, ignorando inúmeros pedidos de debate e a vontade da população, demonstrada, por exemplo, em uma petição com mais de 8.5 mil assinaturas.

A aprovação do Projeto, no entanto, serve para mostrar como a participação democrática da sociedade é imprescindível para definir os rumos da cidade. A representação política deve ser feita pensando no bem-estar coletivo ou em nome de interesses determinados? Qual é o Rio de Janeiro que queremos; o dos velhos sistemas ou o das novas soluções? Qual a mensagem que escolhemos mandar ao resto do mundo, que assiste atento os preparativos para as Olimpíadas do ano que vem?

O Projeto depende de decisão do Prefeito Paes. Temos apenas um pedido: para que ele não permita que a tecnologia e a inovação sejam banidas do Rio de Janeiro, como fez a Câmara Municipal, sem antes ouvir a sociedade.

Para acompanhar todas as novidades do debate no Rio de Janeiro e descobrir as formas de participar, acesse: newsroom.uber.com/rio

Junto com a população do Rio de Janeiro, seguimos confiantes no futuro.

Cordialmente,
Uber do Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uber faz carta aberta aos cariocas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui