Foto: Divulgação

O Estádio do Maracanã fez aniversário no dia 16 de junho e, em plena pandemia do Coronavírus, completou 70 anos. Para celebrar a data, o Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte da Faculdade de Comunicação Social (Leme) da Uerj irá realizar, nos dias 05, 06 e 07 de outubro, o Seminário #Maraca70, com uma seleção de craques formada por jornalistas e de pesquisadores.

Entre os debatedores, estarão nomes de peso do jornalismo esportivo, como Juca Kfouri, Luis Roberto, Carol Barcellos, Vanessa Riche, Marcelo Barreto, além de Edson Mauro, que narrou jogos do Pelé pela seleção brasileira e a despedida de Garrincha, no Maracanã. Ademais, o seminário também contará com pesquisadores que têm o futebol e o esporte como objeto de trabalho.

Ao longo dos 3 dias de seminário, haverá ainda a apresentação de 40 trabalhos acadêmicos divididos em 3 eixos temáticos: “Esporte, Cidade e Identidades”; “Mídia, Esporte e Representação” e “Estádios, Arenas e os modos de torcer”.

Leda Maria da Costa, professora visitante da Faculdade de Comunicação Social (FCS)e pesquisadora do Leme, diz que o aniversariante merece todas as honrarias.

No ano passado, quando surgiu a ideia, obviamente, a proposta era fazer um seminário presencial, mas a pandemia fez com que readaptássemos tudo. O bacana é que sendo on-line, o evento ficou ainda mais inclusivo, permitindo a participação de mais pessoas interessadas no tema”, avalia.

Outro motivo de orgulho é comprovar que, mesmo em tempos tão adversos, a Uerj e outras universidades continuam trabalhando, produzindo e gerando conhecimento. “Só de trabalhos acadêmicos a serem apresentados, tivemos a inscrição de 40. São representantes de todo o Brasil e alguns também do exterior”, ressalta.

Na abertura do evento, em 05/10, às 18h30, a mesa de estreia será composta apenas por mulheres. Carol Barcellos, da TV Globo, e Vanessa Riche, do Fox Sports, falarão sob a mediação da professora Leda Costa.

Essa mesa é muito simbólica, ela representa esse novo cenário, em que as mulheres estão completamente inseridas e interessadas em futebol. As mulheres também gostam, entendem, participam, jogam, comentam e vivenciam o futebol”, afirma Leda Maria da Costa.

O seminário #Maraca70 será transmitido pelo canal do Leme, no YouTube, e é aberto a todos os interessados. Para receber o certificado, basta preencher o formulário que será disponibilizado no início e no fim de cada mesa.

Confira a programação completa e a lista dos trabalhos a serem apresentados no blog Comunicação, Esporte e Cultura, do Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui