Uerj cria bolsa-permanência para alunos da pós-graduação em vulnerabilidade econômica

O objetivo é solucionar problemas que possam contribuir para a evasão estudantil durante a pandemia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa da fachada da Uerj - Foto Cleomir Tavares/Diário do Rio

A Reitoria da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) aprovou a criação da Bolsa-permanência na Pós-graduação, destinada aos estudantes selecionados por meio da reserva de vagas e também àqueles ingressantes por ampla concorrência que comprovem situação de vulnerabilidade social e econômica.

Segundo o reitor Ricardo Lodi, o objetivo é solucionar problemas que possam contribuir para a evasão estudantil durante a pandemia.

“Essa é uma dívida que a Uerj começa a pagar com nossos mestrandos e doutorandos que ingressam na Universidade pelo sistema de reserva de vagas. A novidade é que essa bolsa não vai contemplar só os cotistas, mas também aqueles em vulnerabilidade social, a exemplo do que foi feito na entrega de tablets e pacote de dados. Estamos apostando forte na política de permanência estudantil para atravessar esse momento pandêmico com o menor índice de evasão estudantil possível”, afirma Lodi.

O valor da bolsa-permanência dos alunos da pós stricto sensu será equivalente ao pago atualmente aos cotistas da graduação, na ordem de R$ 550,00. Para obter o benefício, o aluno precisa ter matrícula ativa e não estar vinculado a nenhuma outra bolsa interna da Uerj ou concedida por agências de fomento à pesquisa, exceto nos casos expressamente autorizados.

Advertisement

O incentivo será atribuído pelo período de um semestre, podendo ser prorrogado por até dois semestres, dependendo dos recursos orçamentários disponíveis e da manutenção do vínculo do estudante ao curso. A Pró-reitoria de Políticas e Assistência Estudantis (PR4) será responsável pela regulamentação, procedimentos e execução do pagamento do auxílio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uerj cria bolsa-permanência para alunos da pós-graduação em vulnerabilidade econômica
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Parabéns à Universidade do Estado do Rio de Janeiro pela iniciativa que beneficia os pós-graduandos da Instituição. É por isso que os comerciantes da Educação de plantão sonham sempre em acabar com a UERJ, porque ela ajuda a custear e incentiva o estudo de quem não pode arcar com as despesas para se tornar um profissional capacitado, mesmo de origem humilde, para o mercado de trabalho brasileiro. Viva a UERJ!!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui