Uerj - Foto: Reprodução

Uma parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Prefeitura de Maricá poderá garantir a presença de educação superior pública no município da Região Metropolitana até o fim do ano. O primeiro passo foi dado nesta semana, durante reunião entre representantes das duas instituições, que confirmaram a intenção de tornar concreta a proposta de instalação de um polo local, englobando atividades de ensino, pesquisa e extensão. O encontro realizado na terça-feira contou com a presença do prefeito Fabiano Horta e do reitor Ricardo Lodi, além de secretários municipais, do vice-reitor e dos cinco pró-reitores da Uerj.

Foi lançada a pedra fundamental. Agora, vamos avançar dos pontos de vista jurídico e técnico, para disponibilizar inicialmente, ainda neste ano, cursos de extensão e de pós-graduação lato sensu e, em perspectiva de um prazo um pouco maior, cursos de graduação presencial. O objetivo é que tenhamos um campus da Uerj no município de Maricá“, explicou o reitor da universidade. De acordo com o ele, a iniciativa faz parte do desenvolvimento do projeto de interiorização da Universidade.

Sempre estivemos motivados a levá-la para próximo do cidadão fluminense. A Uerj não é somente do município do Rio de Janeiro, nem apenas do Maracanã; é do Estado do Rio e, sempre que possível, vai cumprir esse papel institucional de se interiorizar“, concluiu. Acrescentando que a instituição já está presente em outras sete cidades: Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Resende, São Gonçalo e Angra dos Reis (Ilha Grande).

Maricá tem atualmente cerca de 160 mil habitantes e é um dos municípios de maior crescimento populacional do estado. Com litoral de frente para a Bacia de Campos, é grande produtor de petróleo. Situado a apenas 50 quilômetros da capital, tem grande potencial turístico, tanto pelas belezas naturais quanto pela riqueza histórica.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui