Uerj deve inaugurar novo campus em Maricá até o fim do ano

Projeto é desenvolvido pela universidade em parceria com a prefeitura; ideia é instalar um polo de pesquisa no município

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Uerj - Foto: Reprodução

Uma parceria entre a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e a Prefeitura de Maricá poderá garantir a presença de educação superior pública no município da Região Metropolitana até o fim do ano. O primeiro passo foi dado nesta semana, durante reunião entre representantes das duas instituições, que confirmaram a intenção de tornar concreta a proposta de instalação de um polo local, englobando atividades de ensino, pesquisa e extensão.  O encontro realizado na terça-feira contou com a presença do prefeito Fabiano Horta e do reitor Ricardo Lodi, além de secretários municipais, do vice-reitor e dos cinco pró-reitores da Uerj.

Foi lançada a pedra fundamental. Agora, vamos avançar dos pontos de vista jurídico e técnico, para disponibilizar inicialmente, ainda neste ano, cursos de extensão e de pós-graduação lato sensu e, em perspectiva de um prazo um pouco maior, cursos de graduação presencial. O objetivo é que tenhamos um campus da Uerj no município de Maricá“, explicou o reitor da universidade.  De acordo com o ele, a iniciativa faz parte do desenvolvimento do projeto de interiorização da Universidade.

Sempre estivemos motivados a levá-la para próximo do cidadão fluminense. A Uerj não é somente do município do Rio de Janeiro, nem apenas do Maracanã; é do Estado do Rio e, sempre que possível, vai cumprir esse papel institucional de se interiorizar“, concluiu. Acrescentando que a instituição já está presente em outras sete cidades: Duque de Caxias, Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Resende, São Gonçalo e Angra dos Reis (Ilha Grande).  

Maricá tem atualmente cerca de 160 mil habitantes e é um dos municípios de maior crescimento populacional do estado. Com litoral de frente para a Bacia de Campos, é grande produtor de petróleo. Situado a apenas 50 quilômetros da capital, tem grande potencial turístico, tanto pelas belezas naturais quanto pela riqueza histórica.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uerj deve inaugurar novo campus em Maricá até o fim do ano
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Uerj deve inaugurar novo campus em Maricá até o fim do ano
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui