Uerj implementa projeto para dar incentivo ao artesanato do RJ

Capacitação de artesãos nas áreas de empreendedorismo e marketing vai contar com investimento de R$ 15 milhões e atingir 46 municípios.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Com o intuito de fomentar ações de valorização da cultura, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) lançou o Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense, no Teatro Odylo Costa Filho, no campus Maracanã, Zona Norte do Rio. Trata-se de uma parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa para a capacitação de artesãos nas áreas de empreendedorismo e marketing, que vai contar com investimento de R$ 15 milhões e atingir 46 municípios.

Esse projeto nos dá muita alegria, seja pela sua capilaridade, seja pela possibilidade de modificação dos municípios. Além disso, é um dos objetivos institucionais mais importantes da Uerj a promoção da cultura e da extensão. Por meio desse projeto, a universidade vai poder ajudar a mudar a vida dos artesãos, dos artistas, do público, da economia das regiões – afirmou o reitor Ricardo Lodi.

– Com este investimento, queremos consolidar as feiras de artesanato como referências municipais, oferecendo ao artesão uma estrutura de barracas e uma estrutura de tecnologia. Quero agradecer ao reitor da Uerj por ter aceitado esse desafio – ressalta a secretária Danielle Barros.

De acordo com o coordenador do projeto, Gustavo Siqueira, a ideia é promover o diálogo, entender as necessidades de cada área e trocar experiências.

Advertisement

– Nossa intenção é atender aos artesãos, que muito sofreram no período pandêmico, mas principalmente tornar o Rio de Janeiro o principal polo cultural do nosso país – declara.

O programa vai trabalhar com os seguintes eixos: formação e capacitação do artesão, estruturação de pontos de comercialização, ativação cultural e pesquisa. O período de execução será de novembro deste ano até 31 de dezembro de 2022.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uerj implementa projeto para dar incentivo ao artesanato do RJ
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Uerj implementa projeto para dar incentivo ao artesanato do RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui