Uerj lança documentário abordando o tratamento de doenças vasculares nas suas unidades de saúde

O ambulatório oferece um serviço de excelência pelo SUS e as consultas são marcadas nas clínicas da família ou pelos sistemas de regulação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Facebook CT Vascular

A Liga de Angiologia e Cirurgia Vascular (Laciv) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) lançou na última quinta-feira (05/08), o documentário “Na Veia”, em parceria com o Centro de Tecnologia Educacional (CTE), abordando o tratamento de varizes realizo nas unidades de saúde da universidade. Criada em maio de 2020, a liga acadêmica reúne alunos de Ciências Médicas que pretendem expandir o conhecimento da comunidade interna e externa à Universidade sobre temas ligados às doenças vasculares.

No Brasil, as varizes atingemquase 40% da população. Por ser uma doença progressiva, em pessoas acima dos 70 anos de idade, essa taxa chega a 70%. Dolorosas, elas podem dificultar as atividades laborais e até evoluir para quadros mais graves. A produção aborda a fisiopatologia das varizes e o impacto da doença na sociedade.

De acordo com presidente da Liga, Ana Carolina Guertzenstein, o documentário surgiu como uma alternativa para gerar informação.

“O ‘Na Veia’ mostra o lado positivo da nossa saúde pública brasileira, acontecendo dentro da Policlínica Piquet Carneiro (PPC) e do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe)”, explica a pesquisadora.

Advertisement

As gravações do documentário captaram o dia a dia dos pacientes, suas angústias, expectativas e as consultas com o cirurgião Felipe Borges. Ana Carolina Guertzenstein lembra que a produção bruta foi realizada pelos próprios alunos e, durante esse processo, foi estabelecida uma parceria com o CTE, que proporcionou uma edição profissional para o vídeo, com animações autorais. Na pós-produção, a Liga contou com auxílio de um profissional de cinema para adaptar a linguagem médica ao entendimento do público. 

Uma inovadora técnica da escleroterapia com espuma, minimamente invasiva e realizada no próprio ambulatório, em poucas sessões é apresentada no documentário. O procedimento consiste em injetar na veia dilatada um tipo de espuma com auxílio de ultrassom, tirando muitos pacientes da longa fila de espera por uma cirurgia. Mais rápido e acessível, o tratamento começou a ser oferecido na Uerj em 2017 e, de lá para cá, já beneficiou mais de cinco mil pessoas. 

Além disso, o documentário registra a rotina da equipe do Centro de Treinamento Vascular (CT Vascular) instalado na PPC, onde acontece boa parte da pesquisa e do treinamento prático com equipamentos de última geração, prestando atendimento a mais de mil pacientes por mês. O ambulatório oferece um serviço de excelência por meio do SUS e as consultas são marcadas nas clínicas da família ou referenciadas pelos sistemas de regulação.

O filme tem ainda o objetivo de estimular o interesse dos alunos ingressantes em cursos da área da saúde pelas especialidades de Angiologia e Cirurgia Vascular, servindo como um pontapé inicial para abrir seus horizontes. O documentário pode ser acesso pelo youtube do LACIV Uerj.

Os atendimentos são realizados todos os dias nos turnos da manhã e da tarde. Ao todo, mais de 1.000 pessoas são atendidas e acompanhadas todos os meses no CT Vascular da Uerj.

 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uerj lança documentário abordando o tratamento de doenças vasculares nas suas unidades de saúde
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui