Uerj lança projeto de incentivo ao artesanato fluminense

A inciativa prevê a capacitação de artesãos nas áreas de empreendedorismo e marketing, que vai  contar com investimento de R$15 milhões, atingindo 46 municípios

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Divulgação Uerj)

Com o intuito de fomentar ações de valorização da cultura, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj)  lançou na última  sexta-feira (19/11), o Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense, no Teatro Odylo Costa Filho, no Maracanã. Trata-se de parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (Secec), para a capacitação de artesãos nas áreas de empreendedorismo e marketing, que vai  contar com investimento de R$15 milhões, atingindo 46 municípios.

Esse projeto nos dá muita alegria, seja pela sua capilaridade, seja pela possibilidade de modificação dos municípios. Além disso, é um dos objetivos institucionais mais importantes da Uerj a promoção da cultura e da extensão. Por meio desse projeto a Universidade vai poder ajudar a mudar a vida dos artesãos, dos artistas, do público, da economia das regiões”, afirmou o reitor Ricardo Lodi.

Na cerimônia estiveram presentes a secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros,  o reitor da Uerj, Ricardo Lodi, o pró-reitor de Graduação, Lincoln Tavares, o coordenador do projeto e chefe de gabinete da Reitoria, Gustavo Siqueira, o prefeito de Miracema, Clóvis Tostes, o vice-prefeito de Cordeiro, Elvis Lima Costa, o deputado federal, Áureo Ribeiro, entre outros.

Com este investimento, queremos consolidar as feiras de artesanato como referências municipais, oferecendo ao artesão uma estrutura de barracas e uma estrutura de tecnologia. Quero agradecer ao reitor da Uerj por ter aceito esse desafio”, ressalta a secretária Danielle Barros.

Advertisement

De acordo com o coordenador do projeto, Gustavo Siqueira, a ideia é promover o diálogo, entender as necessidades de cada área e trocar experiências.

Nossa intenção é atender aos artesãos, que muito sofreram no período pandêmico, mas principalmente tornar o Rio de Janeiro o principal polo cultural do nosso país”, declara.

O programa vai trabalhar com os seguintes eixos: formação e capacitação do artesão, estruturação de pontos de comercialização, ativação cultural e pesquisa. O período de execução será de novembro deste ano até 31 de dezembro de 2022.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uerj lança projeto de incentivo ao artesanato fluminense
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui