Uerj retoma atividades acadêmicas com calendário emergencial de 13 semanas

Universidade começou a distribuir 12 mil chips de internet para que os alunos em vulnerabilidade socioeconômica consigam acompanhar as aulas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Uerj - Foto: Governo do RJ

Após seis meses sem aulas, os alunos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e do Colégio de Aplicação retornaram às aulas nesta segunda-feira (14/09). O campus da Uerj continua vazio. Para que 2020 não seja um ano totalmente perdido, a Uerj inicia as aulas remotas em um semestre curto e virtual.

A universidade estabeleceu um calendário acadêmico emergencial, que terá 13 semanas de aulas, até o dia 12 de dezembro. Os alunos estão liberados para cursar apenas uma disciplina obrigatória ou eletiva. Todas as aulas vão ser remotas, sendo algumas ao vivo e outras, gravadas.

Mobilizamos a universidade toda com muito debate porque não é fácil transformar um curso presencial em remoto, não é como a educação à distância que tem toda uma metodologia própria . Mobilizamos todas as unidades acadêmicas para debater como seria esse plano acadêmico, esse período acadêmico emergencial, e a preocupação com a flexibilidade, inclusão e excelência acadêmica”, disse o reitor da Uerj, Ricardo Lodi.

Para os alunos em situação de vulnerabilidade socioeconômica, a universidade está distribuindo, a partir desta segunda, 12 mil chips de internet. Além disso, já foi pago um auxílio de R$ 600 para os alunos cotistas e a compra de 8 mil tablets já está em licitação. Essas medidas valem para os alunos da universidade e, também, do Colégio de Aplicação.

Advertisement

O que a gente quer é que a universidade não pare, que ninguém pare, que essa relação entre professor, aluno, técnico permaneça. Porque a Uerj não pode deixar de cumprir a sua missão com a sociedade fluminense”, enfatizou o reitor.

A estudante de jornalismo, Gracielle Anacleto conta sobre a expectativa de voltar aos estudos e reforça a importância das medidas que estão sendo tomadas com objetivo de tornar o acesso às aulas menos desigual.

A UERJ iniciou hoje um período emergencial com aulas remotas e a expectativa para voltar a ter contato com meu curso e meus estudos é alta. Infelizmente não é da maneira que todo mundo desejava, mas teve trabalho e medidas tomadas pela universidade pra tornar menos desigual possível, particularmente os professores do meu curso tem se feito muito presentes e acessíveis em todo o processo e isso diminuí um pouco do prejuízo. A expectativa é para que os auxílios em relação a internet e aparelhos cheguem a quem precisa e que faça diferença.”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uerj retoma atividades acadêmicas com calendário emergencial de 13 semanas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui