A Universidade Federal Fluminense (UFF) vai oferecer atendimento nutricional gratuito a gestantes e lactantes. A iniciativa oferece uma gama de serviços especializados em nutrição e apoio à amamentação, com foco em gestantes, lactantes e na introdução alimentar dos bebês. O atendimento é gratuito e tem como base o bem-estar físico e socioemocional das mães e dos bebês. A ação é desenvolvida pelo projeto de extensão pelo Apoio Nutricional e Integrativo à Maternidade (ANIMA) e coordenado pela professora da Faculdade de Nutrição, Daniele Mendonça.
Com a campanha de conscientização do aleitamento materno e comemorando o “Agosto Dourado”, O projeto tem como objetivo enfatizar o esforço continuo em educar e apoiar as mães quanto a amamentação, a fim de alcançar as metas estabelecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
O projeto que foi iniciado em 2021 já atendeu mais de 300 mães, e visa preencher as lacunas deixadas pela pandemia no acompanhamento nutricional de gestantes e lactantes, oferecendo a elas um planejamento nutricional detalhado e personalizado.
Vale ressaltar que o ambulatório complementa o atendimento nutricional e foca em orientar sobre a amamentação durante a gestação, e apoiar as mães que se deparam com desafios para amamentar, principalmente nos primeiros dias após o parto. Foi criado também um terceiro ambulatório que foca no acompanhamento da transição do leite materno como principal alimento, para o consumo de alimentos sólidos feitos pelos bebês a partir dos 6 meses de idade, para que essa transição seja feita de forma adequada e segura.
Para a marcação de consultas no ambulatório, as gestantes e lactantes devem acessar o formulário que está disponibilizado na página do projeto Anima no Instagram. Acessando o link a paciente escolhe em qual dos três ambulatórios ela deseja ser atendida, o de nutrição para gestantes, o de consultoria em amamentação ou o de introdução alimentar do bebê, além de encontrar uma lista com as datas e horários disponíveis para a marcação. Após a escolha, a marcação é feita de forma automática, além disso a paciente passa ser acompanhada pelo WhatsApp do ambulatório.
Podemos destacar ainda a criação da Sala de Apoio a amamentação dentro da estrutura da Faculdade de Nutrição. Muitas alunas e professoras que haviam retornado da licença maternidade precisavam de um espaço adequado para extrair leite e continuar amamentando. A falta de um espaço obrigava as mulheres a tirar leite em banheiros o que não era adequado e nem higiênico.
Em 2022 a Faculdade de Nutrição conseguiu financiamento para equipar a sala. Além da doação de outros laboratórios, como um freezer para armazenar o leite materno e um esterilizador par higienizar os utensílios utilizados pelas mamães.
Além de fornecer o espaço físico, os profissionais oferecem orientação completa sobre como utilizar os equipamentos de forma higiênica e segura. Isso inclui ensinamentos sobre a limpeza dos utensílios, o armazenamento correto do leite, o transporte seguro até em casa, e até mesmo como oferecer esse leite para o bebê. As mulheres que utilizam a sala também têm acesso a uma consultoria de amamentação, onde são discutidas questões como o manejo do leite, técnicas de amamentação, e outros aspectos importantes para a saúde da mãe e do bebê.
– Serviços:
– Ambulatório Nutricional e Integrativo à Maternidade (Anima)
– Onde agendar consultas: https://minhaagendavirtual.com.br/Animauff
– Acompanhe o Anima: https://www.instagram.com/Anima.uff/
– Sala de Apoio à Amamentação – Faculdade de Nutrição da UFF
– Endereço: Rua Mário Santos Braga, 30, sala 807, Campus do Valonguinho, Centro – Niterói/RJ.
– Como se cadastrar para utilizar a sala de amamentação da UFF: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScGIh-PQ6qwtKWhBbvkT8djTbbGTX6N6KPHgpr6HL0UA31GMA/viewform