Foto: Divulgação UFRJ

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), maior universidade federal do país, teve sua marca revitalizada. A instituição comemorou seus 100 anos em setembro de 2020, por isso, até o início de abril, a universidade estava utilizava a marca comemorativa do centenário, criada pelo professor Marcus Dohmann,da Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ.

O trabalho de pesquisa para renovação da identidade visual foi desenvolvido pela Diretoria de Design & Tecnologia da Coordenadoria de Comunicação Social (Coordcom) da UFRJ. Claudia Mendes, diretora de Design & Tecnologia da Coordcom, explica quais foram as mudanças usadas para revitalizar a marca da universidade sem perder suas características.

“Umas das necessidades percebidas pela equipe foi adequar a marca da UFRJ para uso em mídias digitais, integrando um sistema de design consistente. Foram muitos meses de planejamento e pesquisa desde 2019, incluindo recuperar a memória de propostas anteriores de redesenho da marca, sendo a mais recente do professor Dohmann, além de pesquisas com as comunidades interna e externa. Um grande desafio identificado por Dohmann é a heterogeneidade de usos de diferentes versões da marca, somando dezenas de variações. Por outro lado, nossa pesquisa indicou uma relação afetiva forte da comunidade com a Minerva”, destaca Claudia Mendes.

A marca revitalizada em suas versões horizontal, vertical e tipográfica está disponível para download no portal da UFRJ. No mesmo local, também estão disponíveis as disposições legais para uso da marca da Universidade.

Na mesma página, a Coordcom disponibilizou o Manual de Identidade Visual, apresentando as variações possíveis e orientando a aplicação da marca, que deve ser adotada em substituição à marca comemorativa dos 100 anos, como já foi feito no portal da UFRJ e em outros sites administrados pela Coordcom. A Reitoria enviou, inclusive, ofício aos diretores de unidades e decanos dos centros universitários da UFRJ orientando sobre o uso da marca.

A diretora de Design & Tecnologia da Coordcom também revelou que outros projetos ainda serão implementados.

O próximo projeto é aplicar a nova marca em templates de peças gráficas, como documentos, apresentações, entre outros, que serão disponibilizados para a comunidade interna na Nuvem UFRJ”, finaliza a diretora de Design & Tecnologia da Coordcom.

Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui