UFRJ é a 4ª melhor universidade da América Latina para US News

US News posicionou a UFRJ como a melhor universidade federal do Brasil, a terceira melhor do país e a 342ª melhor universidade do mundo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Na foto aérea, o histórico campus da UFRJ na Praia Vermelha | Foto: Gabriela d'Araujo (Acervo Coordcom/UFRJ)

A UFRJ é a quarta melhor universidade da América Latina, segundo o ranking Best Global Universities 2021, publicado na terça-feira, 20/10. O estudo da editora estadunidense US News posicionou a UFRJ como a melhor universidade federal do Brasil, a terceira melhor do país e a 342ª melhor universidade do mundo.

Ao todo, o Brasil teve 45 instituições pesquisadas, sendo 43 públicas. Seis foram classificadas entre as 500 melhores universidades do mundo. Além da UFRJ, aparecem na lista a Universidade de São Paulo (USP), na 122ª posição; a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), na 277ª; a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na 447ª; a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), na 461ª; e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), na 463ª.

A pesquisa avaliou cerca de 1.500 instituições de 86 países. O estudo utilizou dados e métricas do Clarivate Analytics InCites, ferramenta de performance de pesquisa fundamentada em citações. A plataforma possibilita análises de produtividade científica e comparação de resultados com demais pesquisadores em todo o planeta.

O ranking publicou, ainda, a classificação por áreas de conhecimento. Nessa categoria, a UFRJ foi considerada uma das 300 melhores universidades do mundo em 13 campos do saber: Ciências Agrícolas (152º lugar), Biologia e Bioquímica (182º), Biotecnologia e Microbiologia Aplicada (217º), Engenharia Química (230º), Endocrinologia e Metabolismo (234º), Meio Ambiente e Ecologia (217º), Imunologia (150º), Matemática (243º), Microbiologia (76º), Neurociência e Comportamento (266º), Farmacologia e Toxicologia (179º), Física (155º) e Botânica e Veterinária (214º).

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp UFRJ é a 4ª melhor universidade da América Latina para US News
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui