UFRJ é a 4ª melhor universidade da América Latina

UFRJ é a 2ª melhor do Brasil no ranking Best Global Universities 2022. UERJ é a 20ª melhor da América Latina e a UFF a 38ª, USP é a melhor

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Campus da UFRJ na Praia Vermelha - Foto: Vstrabelli

O estudo norte-americano Best Global Universities 2022 classificou a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) como a quarta melhor universidade da América Latina, a terceira melhor do Brasil e a melhor federal do país. No cenário internacional, a UFRJ ficou na colocação nº 376, dentre cerca de 1.750 instituições avaliadas.

A UERJ também aparece na lista como a 20ª melhor da América Latina e 724º no ranking global. A UFF aparece em 38º na América e 963º geral. A USP é a melhor da América Latina e a 115ª do mundo. A lista global é liderada, na ordem, pela Universidade Harvard, Instituto Tecnológico de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) e Universidade Stanford, todas instituições americanas.

Para reitora da UFRJ, Denise Pires de Carvalho, “É motivo de muito orgulho o fato de a UFRJ permanecer entre as universidades líderes na América Latina. Com ensino, pesquisa e extensão de ponta, nossa centenária Universidade Federal do Rio de Janeiro tem se esforçado para contribuir para o avanço científico, tecnológico, artístico e cultural do país. Nosso protagonismo aponta para uma educação que transforma vidas e, portanto, para uma sociedade mais justa, democrática e igualitária“.  

Ao todo, o Brasil teve 48 instituições de ensino superior examinadas, sendo seis consideradas entre as 500 melhores do planeta. Além de UFRJ, USP e Unicamp, aparecem na lista a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), todas públicas.

Advertisement

O estudo avaliou 1.750 instituições de mais de 90 países, considerando 13 critérios, como reputação global, número de publicações, citações, colaboração internacional, livros etc. A pesquisa usa os indicadores do Clarivate Analytics InCites (antiga Thomson Reuters), plataforma virtual de avaliação de pesquisa personalizada e baseada em citações. Ela possibilita criar análises de produtividade científica e comparação de resultados com parceiros em todo o planeta.

Além do ranking geral, a US News divulgou a classificação por áreas do saber. A UFRJ foi classificada em 21 das 43 áreas de conhecimento: Ciências Agrícolas (147ª colocação), Biologia e Bioquímica (178ª), Biotecnologia e Microbiologia Aplicada (218ª), Engenharia Química (214ª), Química (431ª), Medicina Clínica (420ª), Ciência da Computação (408ª), Engenharia Elétrica e Eletrônica (499ª), Engenharia (402ª), Meio Ambiente e Ecologia (220ª), Ciência e Tecnologia dos Alimentos (113ª), Geociências (342ª), Imunologia (160ª), Ciência dos Materiais (452ª), Microbiologia (72ª), Biologia Molecular e Genética (329ª), Neurociência e Comportamento (277ª), Farmacologia e Toxicologia (200ª), Física (171ª), Ciências Vegetais e Animais (215ª) e Ciências Sociais e Saúde Pública (464ª).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp UFRJ é a 4ª melhor universidade da América Latina
Advertisement

4 COMENTÁRIOS

  1. Isso com os milhares de cortes de verba que a universidade sofre todo ano desse governo imbecilizado. Cada agora os bolsominion idiotas para falar merda das faculdades públicas? Vê ai se alguma faculdade particular do Brasil é melhor que as públicas

  2. O fato de ser reconhecida entre as melhores universidades não significa que seja a melhor numa área do conhecimento isoladamente.
    O reconhecimento considera critérios objetivos, ou seja, a quantidade de áreas, de cursos de graduação, de pós e doutorado, a quantidade de vagas, de formados etc.
    Mas nada disso mostra a qualidade e eficiência.
    Sabe-se que no Brasil há enorme evasão nos primeiros períodos. Mas não somente. Exemplo, no curso de engenharia, para cada tem 100 alunos no início, apenas 10, 20 se formam.
    Se fossem levados em conta esses dados, as universidades brasileiras cairiam muitas posições.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui