UFRJ e PUC-RJ continuarão exigindo o uso de máscaras em suas dependências

Além do uso das máscaras de proteção, as instituições também exigirão dos seus frequentadores a apresentação do comprovante de vacinação

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
PUC-RJ Reprodução: Internet

Apesar de a Prefeitura do Rio de Janeiro ter publicado um decreto na edição extra do Diário Oficial desta segunda-feira (7) flexibilizando o uso das máscaras de proteção em locais fechados, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Pontifícia Universidade Católica (PUC-RIO) anunciaram que exigirão o uso do item de proteção em suas dependências, descumprindo a ordem dada pelo Prefeito Eduardo Paes, baseada nos estudos do Comitê Científico.

A UFRJ pontuou que segue as orientações do Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento à Pandemia de Covid-19 da UFRJ, cuja emissão ocorreu no mês de fevereiro, período anterior ao retorno das atividades universitárias. Os especialistas do Grupo de Trabalho liberaram o retorno às atividades presenciais, com a ressalva de fosse mantido o uso das máscaras de proteção por alunos, professores, funcionários e visitantes.

A PUC-RJ, por sua vez, adiantou que não seguirá a flexibilização do uso do item em suas dependências, destacando que a medida teria como objetivo o que classificou de manutenção da “autoproteção e cuidado com o próximo“.

Além da exigência do uso das máscaras em suas unidades, os estabelecimentos de ensino superior também continuarão a exigir a apresentação do comprovante de vacinação aos seus frequentadores, o que, no caso, coincide com o decreto municipal.

Advertisement

O Prefeito Eduardo Paes (PSD) já havia tornado facultativo o uso das máscaras de proteção em locais abertos, desde outubro do ano passado, seguindo uma tendência mundial.

Aprovação do Comitê Científico da Prefeitura do Rio

A flexibilização do uso das máscaras na cidade foi tomada sob a orientação do Comitê Científico da Prefeitura do Rio de Janeiro, segundo o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz. Para a liberação do uso do item, o secretário levou em consideração o contexto epidemiológico extremamente favorável da cidade e sua grande cobertura vacinal.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, a taxa de transmissão da Covid-19 encontra-se em seu patamar mais baixo: 0.3%.Sendo que o índice de resultados positivos para a doença está abaixo de 5%, além de o número de internados não passar 1% da população carioca.

Para o interior de repartições federais, ainda estaria valendo a lei 13.979/2020, que segue obrigando as pessoas ao uso do acessório.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp UFRJ e PUC-RJ continuarão exigindo o uso de máscaras em suas dependências
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Esse é o resultado da ideologia enviesada, dessas instituições, como as Universidades públicas e outras, como uma “PUC” da vida. Seguem suas próprias “ideologias”! Não respeitam Decretos, nem ninguém!! Querem impor suas “crenças” e regras próprias, desrespeitando tudo e todos! É o fim! Tudo LIXO!!

  2. Essas instituições (PUC-RJ e UFRJ) estão ferindo as liberdades individuais, isso sim! Ou os decretos municipais não valem de nada ou “essa gente” quer impor seus mandos e desmandos!! Se eu fosse aluno de umas dessas, batia de frente! Não aceitaria essas imposições!! O uso de máscaras, acabou e pronto!!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui