UFRJ faz acordo com instituto da Índia

O projeto busca potencializar a medicina tradicional por meio do desenvolvimento das tecnologias modernas; é a primeira parceria da Índia com uma universidade federal

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Arquivo pessoal/ Comunicação UFRJ

A UFRJ celebrou, no fim de abril, um protocolo de intenções com o All India Institute of Ayurveda (Aiia), uma organização autônoma do governo indiano que objetiva a cooperação entre a sabedoria tradicional de Ayurveda – sistema de medicina alternativa desenvolvido na Índia – e as tecnologias modernas.

Esse é o primeiro acordo da Índia com uma universidade federal para Ayurveda no país.

Para firmar a parceria, a professora Nina Silva, da Faculdade de Farmácia da UFRJ, foi convidada pelo Ministério de Ayush – responsável pelo desenvolvimento da educação, pesquisa e propagação de sistemas de medicina alternativa na Índia – para participar do lançamento do Centro Global de Medicina Tradicional da Organização Mundial da Saúde (OMS), e do Global Ayush Investment and Innovation Summit 2022, em Gujarat, na Índia.

Os eventos aproveitam o potencial da medicina tradicional por meio da educação, pesquisa e desenvolvimento das tecnologias modernas.

Advertisement

A cerimônia de abertura do Centro Global de Medicina Tradicional da OMS contou com a presença do primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, e do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom. Por fim, houve a assinatura do protocolo de intenções entre a UFRJ, representada pela professora Nina, e o Aiia, representado por Tanuja Nesari.

india2 UFRJ faz acordo com instituto da Índia
Foto: Arquivo pessoal/ Comunicação UFRJ

O acordo, que também tem como parceiro o Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (Cabsin), busca fortalecer e desenvolver a cooperação entre as instituições para estudar os sistemas tradicionais de medicina e alcançar a excelência em Ayurveda, apoiada em técnicas científicas a partir da promoção da pesquisa, ensino e treinamento sobre o tema no Brasil.

Além disso, prevê ainda o intercâmbio de professores e alunos de pós-graduação entre a UFRJ e o Aiia.

WHO GCTM lancamento UFRJ faz acordo com instituto da Índia
Foto: Arquivo Pessoal/Comunicação UFRJ

A professora Nina comemorou o acordo e destacou sua importância para a Universidade. “É uma grande oportunidade de mostrar para o mundo o nome e a potência da UFRJ em um evento tão marcante. Nós somos os parceiros acadêmicos desse instituto para a educação e a realização de pesquisas no sentido da medicina tradicional. Com isso, podemos capacitar pessoas para atuarem nessa área e contribuir para gerar evidências científicas dessas práticas à luz da ciência moderna. Estamos contribuindo com conhecimento, alinhados com outros países a fim de promover saúde pública”, declarou.

Após a assinatura, a representante da UFRJ visitou as instalações do Aiia, em Nova Delhi, onde conheceu os laboratórios de pesquisa e o hospital de referência, que conta com 200 leitos para facilitar a pesquisa clínica, atendendo uma média diária de 1.500 pacientes.

As informações são do site Comunicação UFRJ.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp UFRJ faz acordo com instituto da Índia
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui