UFRJ realiza treino cerebral gratuito online para idosos na quarentena

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Academia do Cérebro do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB) está recebendo inscrições gratuitas para a realização dos treinos cognitivos online durante a quarentena. O objetivo da ação é auxiliar os idosos a fazer atividades que promovam a saúde do cérebro e os auxiliem a lidar com o distanciamento social durante esse período.   

A iniciativa chamada “Solidary” é uma parceria do Atlantic Institutes com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e contará com aulas ao vivo ministradas pelos tutores do curso para os idosos que estão isolados em casa através da plataforma de exercícios BrainHQ com o auxílio do zoom ou whatsapp.  

Coordenador do programa, o Dr. Rogerio Panizzutti, diretor do Laboratório de Neurociência e Aprimoramento Cerebral (LabNACe) da UFRJ, explica que os efeitos positivos desse treino cognitivo, tanto em pessoas saudáveis como as que se encontram em condições clínicas específicas (como os portadores de esquizofrenia), fazem toda a diferença durante esse período de isolamento social.  

“Esses exercícios aprimoram a atenção da pessoa, a rapidez da resposta, a detecção de informações,a memória e outras coisas ligadas ao desempenho cerebral. Mas a função disso não é descobrir um possível problema que alguém venha a ter no cérebro. Os exercícios são uma ferramenta que propõe que o cérebro tenha um bom funcionamento justamente para prevenir o surgimento de alguma doença, como por exemplo a doença de Alzheimer.

Advertisement

De acordo Maria, de 54 anos, participante do programa de treino cerebral, ela tem se superado cada vez mais.  

“Fiquei mais positiva, acho que melhorei muito, mas sei que ainda tenho dificuldades de socialização. Quero praticar mais. Nunca pensei que fosse conseguir chegar ao estágio de identificar seis bolinhas na tela ao mesmo tempo” – disse às gargalhadas Maria, referindo-se ao jogo “Olho Vivo”, um dos 14 jogos e exercícios online da plataforma web utilizados no programa de treinamento.  

As inscrições podem ser feitas gratuitamente pelo e-mail academiadocerebro@ipub.ufrj.br e as lives em que o Dr. Rogério Panizzutti recebe grandes especialistas estão acontecendo no perfil @rogeriopanizzutti. As próximas lives programadas são com a Dra. Natália Mota falando sobre a saúde mental da mulher no distanciamento e na próxima semana com a Dra. Andrea Deslandes falando sobre a importância dos exercícios físicos para a saúde mental durante o distanciamento. 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp UFRJ realiza treino cerebral gratuito online para idosos na quarentena
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 UFRJ realiza treino cerebral gratuito online para idosos na quarentena
Advertisement

5 COMENTÁRIOS

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui