Estão abertas, até o próximo dia 04/10, as inscrições de uma ação conjunta da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Ministério da Cultura (MinC) que selecionará 30 projetos sediados no estado para participarem de encontros presenciais e remotos, imersões, oficinas e mentorias para desenvolvimento e construção de redes em cultura digital. Não é necessário que os proponentes tenham formação ou titulação acadêmica.
O projeto ”Redes de Formação em Cultura Digital – Labic Rio” – seu nome oficial – é comandado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFRJ e pela Secretaria de Formação Cultural, Livro e Leitura (Sefli), vinculada ao MinC. O objetivo é apoiar ações, redes, coletivos, projetos e pesquisas aplicadas em diversos eixos temáticos, entre eles, combate a? desinformação, educação midiática, tecnologias para o bem comum e ações de mídia.
Iniciativas ligadas a temas como diversidade, formação, sustentabilidade, ações culturais, livro e leitura, culturas indígenas, meio ambiente e usos da inteligência artificial para o bem comum também podem se inscrever na chamada.
Incentivo financeiro
Cada um dos 30 projetos selecionados vai receber ajuda de custo no valor de R$ 1.000 para participar do laboratório. O recurso para a ação de formação é oriundo do MinC, por meio da Sefli.
”Não há mais possibilidade de pensar a cultura digital sem ser um saber e um fazer comum, portanto, a cultura como solidariedade e comunidade. No Labic, consideramos que tudo o que sabemos, sabemos entre todos e para todos. Projetos de educação popular trocando saberes com ações culturais, que trocam com coletivos de economia local, que aprendem com ações ligadas à comunicação comunitária, e assim vamos formando essas redes, que é um dos objetivos dessa parceria entre o MinC e a UFRJ”, afirma Fabiano Piúba, secretário de Formação Cultural, Livro e Leitura do MinC.
”Hoje, há muitos coletivos, projetos e lideranças buscando contribuir no cenário da inovação social no estado do Rio. Com debates, mentorias e oficinas sobre checagem de notícias, segurança digital e criação de conteúdo, a formação em cultura digital resulta na construção de redes de atuação, que passam a interagir e produzir transformação e impacto local nas regiões em que atuam”, explica Ivana Bentes, pró-reitora de Extensão da UFRJ.
Quem pode e como se inscrever?
Podem se inscrever projetos, ac?o?es, redes, coletivos e organizações de impacto social, ligados a propostas de transformação social, cidadania, diversidade e ampliação de direitos. Serão aceitas propostas de projetos de todo o estado do RJ.