Foto: Hermes de Paula / Agência O Globo

Com o Passe Livre Universitário suspenso na cidade do Rio de Janeiro, a Pró-Reitoria de Políticas Estudantis da UFRJ (PR-7) lançou, nesta quarta-feira (24/11), o edital Auxílio-Transporte Emergencial Temporário. As inscrições estão abertas até a próxima quarta-feira (01/12) através do site.

O auxílio é de R$ 300 e durará quatro meses. Cinco mil estudantes de graduação serão beneficiados com a iniciativa, que visa custear parcialmente as despesas de deslocamento entre a residência dos alunos e o campus da UFRJ onde a atividade acadêmica presencial é realizada. Caso a Prefeitura do Rio reative o Passe Livre Universitário antes dos quatro meses, o auxílio da Universidade será suspenso.

A prefeitura afirma que enquanto o sistema de bilhetagem não estiver sob o controle do município, não é possível retomar a concessão do benefício.

Podem concorrer ao auxílio os alunos com renda bruta familiar per capita de até um salário mínimo e meio. É preciso, ainda, ter matrícula ativa em curso de graduação presencial, não ter concluído os créditos necessários à finalização do curso, realizar atividade acadêmica presencial e não possuir outro auxílio-transporte oferecido pela UFRJ.

O critério de classificação será a renda bruta familiar per capita do estudante, com prioridade para quem tiver menor renda. Em caso de empate entre dois ou mais alunos, o desempate será feito para quem apresentar maior Coeficiente de Rendimento Acumulado (CRA).

O resultado será divulgado no dia 06/12. Os aprovados precisam cadastrar a conta-corrente no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga) até esse período. Em caso de dúvidas sobre o benefício, os estudantes podem enviar e-mail para duvidasedital924@pr7.ufrj.br.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui