UFRJ terá Instituto de Computação em 2021

Um dos objetivos da criação do novo instituto é fortalecer a qualidade do ensino, pesquisa e extensão da área de computação da UFRJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa - Foto: Reprodução

No último dia 10 de dezembro de 2020, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) aprovou, em sessão especial, a criação do Instituto de Computação (IC). A nova estrutura resultará da transformação do Departamento de Ciência da Computação (DCC) em um Instituto Acadêmico do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). O IC será responsável pelos cursos de bacharelado em Ciências da Computação (BCC), pós-graduação em Informática (PPGI) e pela habilitação de Analista de Sistemas do curso de bacharelado em Ciências Matemáticas e da Terra (BCMT).

Um dos objetivos da criação do novo instituto é fortalecer a qualidade do ensino, pesquisa e extensão da área de computação da UFRJ. Está prevista a criação de novos cursos de graduação, como Sistemas de Informação e licenciatura em Computação, aliada ao aumento da oferta do número de vagas. Outra missão do IC será a formação e qualificação de alunos e pesquisadores originários de outras instituições de ensino e a ampliação de convênios e parcerias de cooperação científica nacional e internacional.

”Este é um grande ganho para a comunidade da UFRJ, que terá uma unidade plenamente dedicada ao fortalecimento da área e aberta à parceria com as demais unidades e programas de pós-graduação que atuam nesta área do conhecimento”, diz Gabriel Silva, chefe do Departamento de Computação (DCC) do Instituto de Matemática da UFRJ.

Após a reunião do Consuni que aprovou a criação do IC, a Reitoria da UFRJ se manifestou por meio do vice-reitor, Carlos Frederico Rocha: ”O Instituto de Computação permitirá que profissionais da área da informática possam ter maior espaço e independência para realização de atividades didáticas, de pesquisa e extensão. A criação do Instituto de Computação visa dar lugar a uma nova era, aliando-se a outras áreas da UFRJ ligadas à tecnologia da informação.”

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp UFRJ terá Instituto de Computação em 2021
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui