Última audiência sobre armamento da Guarda Municipal acontece nesta quinta

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Guarda Municipal do Rio

Nesta quinta-feira (10/10), a Comissão de Segurança Pública da Câmara Municipal do Rio de Janeiro realizará, a partir das 9h30, a última audiência pública sobre o armamento da Guarda Municipal antes de o Projeto de Emenda à Lei Orgânica nº 23/2018 ser votado no plenário, o que deve acontecer na próxima terça-feira (15/10).

Presidida pelo vereador Jones Moura (PSD), guarda municipal licenciado, e composta pelos vereadores Ítalo Ciba (Avante) e Zico Bacana (PHS), ambos policiais militares reformados, a Comissão convidou para o debate o pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Paulo Arvate, economista e um dos autores de um estudo apresentado no Encontro Brasileiro de Econometria, no ano passado, que mostrou a relação direta entre o armamento das Guardas Municipais e a redução de homicídios e outros crimes nas cidades. O especialista vai apresentar no plenário todos os dados que embasaram a pesquisa.

Também foram convidados o soldado da Polícia Militar Gabriel Monteiro, youtuber e integrante do Movimento Brasil Livre (MBL), e o deputado federal Marcelo Freixo (Psol), uma das personalidades públicas mais contrárias ao armamento da Guarda Municipal.

”Nosso objetivo é trazer pessoas que de fato promovam o debate, principalmente do ponto de vista técnico. Mas é próprio da democracia dar oportunidade também ao contraditório. E é o que também estamos fazendo. É uma grande chance também de contestarmos todos os argumentos ideológicos contrários ao armamento”, destacou Jones Moura.

Advertisement

O prefeito Marcelo Crivella, o secretário de Ordem Pública Paulo César Amêndola, a Inspetora Geral da Guarda Municipal Tatiana Mendes e todos os demais vereadores da Casa também foram convidados para o evento.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Última audiência sobre armamento da Guarda Municipal acontece nesta quinta
Advertisement

5 COMENTÁRIOS

  1. Caro leitores, todos os Guardas já estão armados com suas armas particulares de modo velado, isso é fato, a matéria trata do armamento institucional, ao seja arma da prefeitura de forma ostensiva para todos verem, o uso da arma é de forma proporcional, e se tratando de armazenamento não letal a GCM está na frente das demais instituições de segurança pública.

  2. Não sei em que CF esses idiotas leram sobre poder de polícia. Dá uma lida no código tributário brasileiro para entender sobre o assunto e não ficar falando merda.

  3. A Guarda Municipal (GM) armada deve ser limitada a um Grupamento específico para atuar em uma determinada atividade, como por exemplo os que atuam no Rio+Seguro em conjunto com a Polícia Militar (PM) na segurança pública e combate a criminalidade, poderiam tambem atuar de forma subsidiária no programa Segurança Presente, como a Prefeitura já subsidiou o Centro Presente. Esse subsídio poderia ir além do aporte financeiro com a participação da Guarda Municipal no programa Segurança Presente, em conjunto com a PM e agentes egressos das Forças Armadas, mas para isso é preciso que esse grupamento da Guarda Municipal que os agentes tambem estejam armados. Agora as operações de ordenamento urbano, transporte e trânsito, aí sim, permanecer desarmado. Imaginem confronto de camelô x Guarda Municipal, com o GM armado?

  4. Para de bobeira rapaz .falando do que não entende …..Não tente desqualificar a guarda municipal meu amigo passei nos dos concursos da pmerj e GMRio optei pela gmrio so por isso sou ou vou ser meliciano? Depois que a guarda armar vou sair por ai matando os outros kkkk queria saber de onde vcs tiraram isso, a maioria dos meu colegas que prestam concursos pra policia Civil, Federal E rodoviária Federal passam e vão trabalhar lá agora vcs daqui a pouco vai dizer que essas instituições nao podem ter pessoas que vieram da guarda municipal .cara vcs precisam amadurecer e parar de ficar repetindo como papagaios o que vcs nao entendem….

  5. Armar a guarda municipal é um ato de insanidade mental e legal, a GM não tem preparo nem poder de policia estipulados na constituição federal. O anseio de todos políticos é term uma policia pra usa-los como entidades politico repressivas em favor deles contra o contribuinte. Essa cantinilha de que vem pra colaborar com a segurança publica é o canto da sereia, é o falso, é a arma do ‘DEM.onio’. O que eles querem é uma milicia municipal armada para ser usada a vontade como forma de coação. O Brasil caminha para um tipo de estado absolutamente inconsequente que não tem qualquer definição sociopolítica conhecida no mundo. O estado mesclando de crime organizado na forma da Lei (!?) como se isso fosse possível. As regras não funcionam nem nos papeis que dirá na pratica. Nada disso vai terminar bem, e pra quem acha que a crise Venezuelana é critica vai ver crise muito pior no Brasil. Aguardem !!! (LuizPCarlos)

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui