Ilha de Paquetá - Foto: Reprodução/Carioca Sem Fronteiras

Neste domingo (15/08), ocorrerá a última etapa de imunização do projeto PaqueTá Vacinada. Os adultos e adolescentes moradores da ilha que tomaram vacinas contra Covid-19 receberão a segunda dose das vacinas AstraZeneca (para adultos) e Pfizer (para adolescentes), já que é o único imunizante atualmente disponível com autorização da Anvisa para aplicação nesse público.

O estudo, realizado através de parceria entre a SMS-Rio e a Fiocruz, analisa os efeitos da vacinação em massa, tais como a segurança do imunizante, a proteção também de pessoas não vacinadas (crianças) e a eficácia a cada dose recebida. Com a cobertura vacinal total da população alvo, o monitoramento epidemiológico da pandemia na ilha será feito por um período estabelecido.

Avaliando mais de 2,3 mil exames sorológicos coletados na ilha, dados preliminares do estudo indicam que 21% das crianças e adolescentes apresentam anticorpos contra a Covid-19 por terem sido expostos ao coronavírus. Além disso, antes da primeira dose do projeto ser aplicada nos voluntários, 40% dos adultos não vacinados e 90% dos vacinados previamente à pesquisa testaram positivo para a presença desses anticorpos.

Vacinação na capital

Até esta quinta-feira (12/08), 4.300.722 pessoas haviam tomado a primeira dose (D1) de CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer no Rio, e outras 138.702 receberam o imunizante da Janssen, que tem o esquema vacinal de dose única (DU). Esse total representa 84,1% da população carioca elegível para a vacinação (a partir de 18 anos) com a imunização iniciada ou concluída.

Entre as pessoas que seguem o esquema vacinal de duas doses, 1.906.547 já receberam a segunda dose (D2), o equivalente a 38,7% da população elegível com a imunização completa.

A meta da Prefeitura do Rio é vacinar com a primeira dose 90% dos cariocas a partir de 18 anos até agosto, um total de 4,7 milhões de pessoas. Além disso, a expectativa é iniciar a imunização de toda a população a partir de 12 anos até meados de setembro.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui