Foto: Reprodução

No próximo domingo, dia 13/12, o ultimo rolé carioca do ano irá passear pelas principais referências da ocupação portuguesa nas terras cariocas. O evento será comandado pelos professores e historiadores William Martins e Roberta Baltar e será realizado pela plataforma virtual do Zoom.

Sede do próprio império lusitano entre 1808 e 1820, Rio foi por muito tempo a cidade com a segunda maior população portuguesa do mundo, atrás apenas de Lisboa. As memórias afetivas da presença lusitana no Rio de Janeiro serão visitadas como o tradicional bolinho de bacalhau aos centenários armazéns, da torcida do Vasco da Gama à arquitetura de prédios históricos passando pela devoção a São Jorge – muitas são as marcas lusas nos hábitos e imaginário dos cariocas.

Devido a pandemia da Covid-19,  Rolé Carioca 2020 se adaptou e passou a realizar os  passeios virtuais com imagens aéreas feitas por drones, mapas digitais e imagens de arquivo.   a proposta é fazer roteiros exclusivos, inovadores e impossíveis de serem feitos a pé. O novo formato proporciona uma aula descontraída, com destaque para informações que vão além da história e contemplando camadas afetivas da relação com a cidade.

Para participar, basta acessar o link do Zoom que será liberado às 09h50 nos perfis do projeto no Facebook, pelo Instagram e pelo site Não é necessário fazer inscrição. O evento terá duração aproximada de 1 hora.

Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui