Últimos dias da exposição ‘Cachimba’ no MUHCAB

A mostra remete a ressignificações das ancestralidades e reflexões sobre a intolerância religiosa; em cartaz até 30 de julho

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/Luanda

A Programação Paralela da exposição “CACHIMBA”, da artista plástica Luanda, em cartaz na Sala Mercedes Batista do Museu da História e da Cultura Afro-brasileira, no MUHCAB, tem continuidade na próxima sexta-feira, (22/07), das 10h às 17h, com a oficina Tranças Ancestrais, ministrada pela artista Fernanda Souza, na Sala Educativo.

No dia 23 de julho, sábado, às 15h, mulheres artistas se reúnem para um bate-papo na Sala Mercedes Batista. E no dia 30 de julho, às 14h, na Sala Mercedes Batista, está prevista a finissagem da exposição, com a presença do atabaquista Durval Borges. Serão servidos alimentos de Pretos Velhos.

A exposição “CACHIMBA” nasceu da necessidade da artista plástica Luanda em expandir o campo do letramento afro para uma fusão de ideias da história com a religiosidade de matriz africana, que culminará na valorização da cultura e história afro-brasileira, como um todo, por meio da união dos sagrados Pretos Velhos às personalidades negras históricas do Brasil durante a diáspora africana no Atlântico Sul.

As obras foram criadas após o término da defesa da tese de doutorado em artes, “Kalunga mu kizua — O mar em tempo”, em setembro de 2021, na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EBA-UFRJ). A artista vem trabalhando sobre o tema — arte e terreiro — há cinco anos, desde que entrou na Umbanda, em 2017, como rodante (quando o/a filho/a de santo entra em transe mediúnico), após muitos convites.

Advertisement

A mostra remete a ressignificações das ancestralidades e reflexões sobre a intolerância religiosa.


SERVIÇO:

Data: Até 30 de julho de 2022.

Local: MUHCAB / Sala Mercedes Batista- Rua Pedro Ernesto 80, Gamboa, Rio de Janeiro (RJ)

Visitação: Quintas, Sextas e Sábados de 10hs as 17h

Entrada franca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Últimos dias da exposição ‘Cachimba’ no MUHCAB
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Últimos dias da exposição ‘Cachimba’ no MUHCAB
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui