Últimos governantes do Rio são frutos do mesmo grupo político

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Leonel BrizolaO governador Leonel Brizola deixou até hoje seus genes políticos no Rio de Janeiro, não estou falando do sobrenome e nem de familiares diretos, mas sim dos governadores e prefeitos do Rio desde meados dos anos 80. Com exceção de Moreira Franco, de 1987 até 1991, e de vices que assumiram por pouco tempo, todos, de alguma forma, tem origem no Brizolismo.

E olha que são figuras que não conseguimos imaginar na mesma sala, por diferenças ideológicas e de caráter. Saturnino BragaMarcello Alencar e Anthony Garotinho foram eleitos para o Executivo pela primeira vez pelo PDT, já Cesar Maia foi secretário de Fazenda no 1º mandato de Brizola e se elegeu deputado constituinte pelo partido, como prefeito foi eleito, pela 1ª vez, pelo PMDB.

De Marcello surgiu o governador Sérgio Cabral, de Anthony Garotinho a ex-governadora Rosinha e de Cesar Maia o prefeito Eduardo Paes e Conde. E isso só para ficar no Executivo, se pegássemos o legislativo a lista seria imensa, especialmente com Maia, que teve a grande escola Juventude Cesar Maia que fez surgir vereadores e deputados (e até blogueiro, quem diria). Paes também foi pelo mesmo caminho e conta com alguns parlamentares descendentes diretos dele, digamos que são os bisnetos de Brizola.

Advertisement

Fiz uma pequena apresentação de como é esta história

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Últimos governantes do Rio são frutos do mesmo grupo político
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui