Leonel BrizolaO governador Leonel Brizola deixou até hoje seus genes políticos no Rio de Janeiro, não estou falando do sobrenome e nem de familiares diretos, mas sim dos governadores e prefeitos do Rio desde meados dos anos 80. Com exceção de Moreira Franco, de 1987 até 1991, e de vices que assumiram por pouco tempo, todos, de alguma forma, tem origem no Brizolismo.

E olha que são figuras que não conseguimos imaginar na mesma sala, por diferenças ideológicas e de caráter. Saturnino Braga, Marcello Alencar e Anthony Garotinho foram eleitos para o Executivo pela primeira vez pelo PDT, já Cesar Maia foi secretário de Fazenda no 1º mandato de Brizola e se elegeu deputado constituinte pelo partido, como prefeito foi eleito, pela 1ª vez, pelo PMDB.

De Marcello surgiu o governador Sérgio Cabral, de Anthony Garotinho a ex-governadora Rosinha e de Cesar Maia o prefeito Eduardo Paes e Conde. E isso só para ficar no Executivo, se pegássemos o legislativo a lista seria imensa, especialmente com Maia, que teve a grande escola Juventude Cesar Maia que fez surgir vereadores e deputados (e até blogueiro, quem diria). Paes também foi pelo mesmo caminho e conta com alguns parlamentares descendentes diretos dele, digamos que são os bisnetos de Brizola.

Fiz uma pequena apresentação de como é esta história

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui