Dados divulgados pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) mostram que, a cada dois dias, um animal foi vítima de um crime no Estado do Rio de Janeiro. Os números são referentes ao ano de 2020, quando foram feitos 193 registros nas delegacias do estado (3% a menos que em 2019).
No total, os cachorros foram mencionados 102 vezes nos registros de ocorrência e ocupam o primeiro lugar no ranking dos que mais sofreram maus-tratos, seguidos por gatos e aves, com 35 e 29 casos, respectivamente. Além desses animais, outras 12 espécies como macaco, cobra e tartaruga também apareceram como vítimas.
Em 58% dos casos, os crimes foram cometidos pelos próprios tutores, 63% dentro das residências. Em 12% das ocasiões, os vizinhos foram os responsáveis pelas agressões. Dentre os registros finalizados, quase 70% dos casos resultaram em resgate dos animais.
Para denunciar maus-tratos aos animais, qualquer pessoa pode entrar em contato com a Central 190 da Polícia Militar ou com o Comando de Polícia Ambiental (CPAm) pelo telefone (21) 2334-7634. A denúncia também pode ser feita em qualquer delegacia de Polícia Civil do estado e ainda pela Linha Verde, do Disque-Denúncia (0300-253-1177).
Não funciona. Um vizinho tem dois cachorros que ficam semanas sem comida e nada aconteceu com ele. E os cachorros chegam a comer as próprias vezes.