Um dos principais centros comerciais do Rio, Cobal do Humaitá corre risco de fechar

Lojistas da Cobal do Humaitá, na Zona Sul do Rio, relatam ordens de despejo por parte do poder público

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fachada da Cobal do Humaitá, na Zona Sul carioca - Foto: Carlos Brito/G1 Rio

Um dos principais centros comerciais do Rio de Janeiro, a Cobal do Humaitá, localizada no bairro homônimo, na Zona Sul do Rio, está correndo sério risco de fechar. Segundo a empresária Vera Podiacki, por exemplo, que tem 70 anos de idade e há 25 administra um café no local, oficiais de Justiça só não estiveram na Cobal ainda devido à pandemia.

vera cobal 2 Um dos principais centros comerciais do Rio, Cobal do Humaitá corre risco de fechar

”O sentimento é de que o chão abriu, abriu e eu tô vendo o fundo do poço, porque foi uma vida inteira dedicada. Só não recebemos ainda a visita do oficial de justiça por conta da pandemia”, diz Vera.

Já Milo Passos, proprietário, desde 1996, de um restaurante no local, diz que já tem uma ordem de despejo e lamenta o fato de não ter investido no mesmo tipo de estabelecimento fora da Cobal.

milo cobal 2 Um dos principais centros comerciais do Rio, Cobal do Humaitá corre risco de fechar

”Se eu tivesse feito fora o que eu investi aqui em recursos financeiros, tempo, energia, eu teria um patrimônio imenso, e hoje está sujeito eu sair daqui sem nada”, lamenta o empresário.

Advertisement

Ao todo, cerca de 50 comerciantes estão passando pela mesma situação no local. Isso porque os contratos de locação, que eram renovados a cada 5 anos, não estão mais sendo autorizados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura.

”Eles alegam que não têm mais interesse na concessão. Se colocar todo mundo daqui pra fora, isso aqui vai virar um terreno baldio, no meio da cidade do Rio de Janeiro. Se a Cobal fechar, outras 5 mil pessoas que trabalham direta ou indiretamente no local vão ficar sem emprego”, diz a presidente da Associação de Empresários da Cobal do Humaitá, Milene Bedran.

”Se fechar, nós todos tamos desempregados. Apesar da gente que trabalha aqui, a gente gera emprego indiretamente pra pessoas que vendem. Vai ser um desastre se fechar a Cobal”, diz Idonias da Costa Silva, gerente de uma loja no local, corroborando com Milene.

Já para Regina Chiaradia, presidente da Associação de Moradores de Botafogo, o local é uma referência para os moradores: ”A Cobal é o pulmão, o coração do bairro. Não existe Botafogo e Humaitá sem Cobal. É o ‘quintal’ da gente.”

Conab se justifica

De acordo com a Conab, o que está ocorrendo agora não é inédito, uma vez que as ordens de despejo em relação à Cobal do Humaitá já têm acontecido ao longo dos anos. Ainda segundo o órgão, há ações tramitadas e julgadas em relação à falta de pagamento por parte de alguns inquilinos, e a Justiça deu ganho de causa à companhia. Acontece que, devido à pandemia, as decisões encontram-se suspensas. Os comerciantes citados na reportagem, por sua vez, dizem estar com os aluguéis em dia.

O que é a Cobal do Humaitá

Inaugurada em 1971, a Cobal do Humaitá têm quase 10 mil metros quadrados. No local, funcionam restaurantes, floriculturas, lojas de decoração, supermercado e barracas de frutas e legumes. Por lá, costumam passar cerca de 12 mil pessoas diariamente

Vale destacar que a Cobal do Humaitá é um espaço tombado pelo Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Um dos principais centros comerciais do Rio, Cobal do Humaitá corre risco de fechar
Advertisement

13 COMENTÁRIOS

  1. Nao estao aí para emprego de ninguem…nada interessa…se podem vender , gerar lucro , o que é o emprego de famílias ???? NADA. QUE TERRENO BALDIO O QUE !!!! Baita investimento , prédios de luxo , lucro…bobo quem acha que vai virar estacionamento

  2. Eu acho engraçado que tudo que está acontecendo no Brasil e culpa do Bolsonaro ninguém fala mas no lula no filho que catava bosta de elefante e de repente ficou milionário dono da Friboi fala sério para de falar do presidente deixa ele trabalhar 1 ano e 8 meses sem corrupção

  3. A pandemia está nos mostrando a importância de termos espaços abertos como a Cobal. Acho incompetência da Prefeitura não saber fazer a leitura da cidade. A Cobal é um espaço essencial para a cidade!

  4. Como sempre os esquerdinhas mal informados atribuem toda desventura no Brasil ao PR. Bolsonaro.
    Ou é má fé ou falta de saber interpretar o que se lê.
    Há anos que tramita a ação de despejo por falta de pagamento.
    Ninguém em sã consciência tem imóvel para ter prejuízo.
    Mas é fácil falar quando só afeta os outros.

    • O PT JÁ SAIU DO GOVERNO HÁ QUATRO ANOS!!!! ESSA DESCULPA DE CULPAR O PT POR TUDO QUANDO QUEM ESTÁ NO GOVERNO É GOLPISTA E FASCIsTA DO BOLSOARO UMA HORA NÃo DÁ MAIS NE??? ACORDE GADO BOLSONARISTa. responsabilidade é de quem está n poder: BOZO!!

  5. Cooperativa Brasileira de Alimentação. E o que lojas de decoração tem a ver com alimentação? E mais uma outra penca de negócios que nada tem a ver com as finalidades do Ministério da Agricultura ?? Ali é, e deveria ser um espaço para que produtores rurais pudessem vender seus produtos diretamente ao consumidor faminto dos grandes centros urbanos. Na verdade, virou uma bizarrice. Que a Cobal mantenha o ponto exclusivamente para a venda de produtos produzidos no Estado do Rio de Janeiro e não uma “boutique” da Zona Sul ! Certamente será possível comprar produtos de qualidade a preços justos.

  6. O Governo do Bolsonaro quer se desfazer de todos os bens públicos…
    Não somente empresas públicas estatais. Estão levantando todos os imóveis pertencentes à União para colocar à venda em leilão.
    Infelizmente é isso.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui