Uma das escolas tradicionais do carnaval carioca, a Portela, escolhe samba exaltação ao seu centenário

A agremiação terá como enredo em 2023 uma homenagem aos cem anos da escola de Oswaldo Cruz

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

Com a proximidade de completar seu centenário, a escola de samba Portela, uma das mais antigas e tradicionais do carnaval do Rio de Janeiro, acaba de escolher um novo samba exaltação. Para o carnaval de 2023 a agremiação terá como enredo “Portela – o Azul que vem do infinito”, que irá contar sua própria história.

O samba exaltação para marcar o seu centenário: “Orgulho Secular”, de Samir Trindade, foi a obra vencedora do “Concurso de Samba Exaltação ao Centenário da Portela”, lançado no mês de junho deste ano. O compositor Samir Trindade, responsável, falou sobre a felicidade de fazer parte deste momento histórico da azul e branca de Oswaldo Cruz e Madureira.

“É uma emoção muito grande por fazer parte dessa história do centenário. Poder contar essa história pros meus netos, que a Portela fez cem anos e realizou um concurso pra exaltar esse acontecimento e tive a felicidade de se vencedor. É inexplicável a felicidade!”, disse Samir.

O compositor ainda contou uma curiosidade sobre “Orgulho Secular”. A canção já existia. Ele já havia criado há algum tempo, porém nunca havia gravado.

Advertisement

“Esse era um samba que tinha guardado em homenagem a Portela. Quando veio o lançamento deste concurso modifiquei algumas coisas pra adaptar a data do centenário e convidei o Gera pra cantar por ter feito parte da minha memória afetiva e de muitos portelenses da minha geração. Demorei pouco tempo fazendo o samba, ele veio fluindo do coração, um dia quem sabe a Portela não pode cantar como esquenta? A obra evoca a ancestralidade da nossa escola, fiz sonhando com isso um dia”, revela Samir.

Renato Lage e Márcia Lage são os responsáveis pelo desenvolvimento do enredo da azul e branco para o carnaval de 2023. A agremiação pretende contar seus cem anos a partir do olhar de cinco personagens importantes da escola.

Confira a seguir a letra do samba exaltação:

ORGULHO SECULAR

Compositor: Samir Trindade

Intérpretes:  Gera e Dani Trindade

É hora

De erguer nossa bandeira e lutar

Portelense vamos exaltar

Evocar a emoção

O céu se abriu desceram anjos da Portela

E coloriu de azul e branco a passarela

Paulo Benjamim de Oliveira

O rei de Oswaldo Cruz a Madureira

Natal com sua fibra está presente

Conduzindo sua gente

Ao longe vejo a luz de uma Candeia

Do alto um sabiá que nos clareia

Monarco é a força a nos guiar MAJESTOSAMENTE

Voa a águia, desce a lágrima

Portelense é assim

Orgulho secular

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Uma das escolas tradicionais do carnaval carioca, a Portela, escolhe samba exaltação ao seu centenário
Costa do mar, do Rio, Carioca, da Zona Sul à Oeste, litorânea e pisciana. Como peixe nos meandros da cidade, circulante, aspirante à justiça - advogada, engajada, jornalista aspirante. Do tantã das avenidas, dos blocos de carnaval à força de transformação da política acreditando na informação como salvaguarda de um novo tempo: sonhadora ansiosa por fazer-valer!
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui