O Rio de Janeiro foi escolhido pela UNESCO para ser a primeira cidade de língua portuguesa a receber o título de Capital Mundial do Livro.
O título será entregue oficialmente à capital fluminense no dia 23 de abril.
Na ocasião, diversas atividades comemorativas serão realizadas pela Prefeitura junto a instituições dedicadas ao livro e à leitura na cidade.
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), um dos baluartes da cultura na cidade, já se prepara para a movimentação cultural que acontecerá nos próximos meses.
Nesta terça-feira (25), o secretário de Cultura do Rio, Lucas Padilha, e o presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, participaram de uma reunião para alinhar as ações das quais a FBN deve participar.
Entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), a Biblioteca Nacional é a instituição cultural mais antiga do Brasil.
A FBN foi fundada em 1810 pelo príncipe regente D. João VI.
Segundo a UNESCO, a instituição é a maior da América Latina e uma das mais importantes bibliotecas nacionais do mundo.
O Rio de Janeiro é a capital cultural do Brasil. Certamente por isso foi a escolhida pra ser a capital mundial do livro !
O Rio de Janeiro é a capital cultural do Brasil e certamente foi por isso que foi a escolhida para ser a capital do livro !
Logo o Rio??? cuja população não compra livros e livrarias fecharam suas portas e encerraram as atividades nos últimos anos…
Sim. Temos uma Biblioteca Nacional de importância mundial. Temos o Gabinete Português de Leitura cujo acervo e beleza são inquestionáveis. A questão do fechamento de Livrarias não está restrito a Cidade do Rio de Janeiro, envolve gestão, concorrência com o E Commerce e pode ser notada em SP, BH e outras grandes Cidades.