Unesco declara Rio de Janeiro ‘Capital Mundial do Livro’

Título será entregue à capital fluminense no dia 23 de abril. Biblioteca Nacional já se prepara para a movimentação cultural que acontecerá nos próximos meses

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
FBN

O Rio de Janeiro foi escolhido pela UNESCO para ser a primeira cidade de língua portuguesa a receber o título de Capital Mundial do Livro.

O título será entregue oficialmente à capital fluminense no dia 23 de abril.

Na ocasião, diversas atividades comemorativas serão realizadas pela Prefeitura junto a instituições dedicadas ao livro e à leitura na cidade.

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN), um dos baluartes da cultura na cidade, já se prepara para a movimentação cultural que acontecerá nos próximos meses.

Nesta terça-feira (25), o secretário de Cultura do Rio, Lucas Padilha, e o presidente da Biblioteca Nacional, Marco Lucchesi, participaram de uma reunião para alinhar as ações das quais a FBN deve participar.

Entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), a Biblioteca Nacional é a instituição cultural mais antiga do Brasil.

A FBN foi fundada em 1810 pelo príncipe regente D. João VI.

Segundo a UNESCO, a instituição é a maior da América Latina e uma das mais importantes bibliotecas nacionais do mundo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Unesco declara Rio de Janeiro 'Capital Mundial do Livro'
lapa dos mercadores 2024 Unesco declara Rio de Janeiro 'Capital Mundial do Livro'

4 COMENTÁRIOS

    • Sim. Temos uma Biblioteca Nacional de importância mundial. Temos o Gabinete Português de Leitura cujo acervo e beleza são inquestionáveis. A questão do fechamento de Livrarias não está restrito a Cidade do Rio de Janeiro, envolve gestão, concorrência com o E Commerce e pode ser notada em SP, BH e outras grandes Cidades.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui