É muito comum vermos os salões cheios de mulheres fazendo suas unhas, deixando-as coloridas e lixadas. Porém, diferente do que se pensa, as unhas exercem uma função mais profunda em nosso corpo: elas protegem as pontas dos dedos e ainda podem indicar como anda a nossa saúde.

Formadas por três camadas queratinosas de consistências diferentes, as unhas são responsáveis por mais de 10% das afecções de pele. Somente o médico Dermatologista consegue distinguir e determinar precisamente quais problemas podem afetar sua aparência.

A parte que recebe o esmalte se chama “Placa Ungueal”. Ela fica em cima do Leito Ungueal, que é menos duro que a anterior. O pedaço que cortamos é chamado de Extremidade Distal, composto por células antigas e endurecidas. E finalmente chegamos à raiz da unha, onde se encontra a Cutícula, Lúnula e a Matriz. A Cutícula é aquela “membrana” que protege a unha de agentes externos indesejados. Já a Lúnula é uma área branca em forma de meia-lua, que é a única parte visível da Matriz. A Matriz é a região interna onde “nasce” a unha e é a única parte viva.

Quando as unhas estão quebradiças, com manchas brancas ou descolamentos e espessamentos, podem representar uma simples reação a produtos como esmaltes, detergentes e sabonetes. Porém, podem ainda indicar determinados problemas de saúde, como carência de ferro, ácido fólico e vitamina B12, ou até inflamações e/ou infecções como Psoríase e Onicomicoses.

#ValeLembrar: quem tem o hábito de ir à manicure não deve deixar de levar seu próprio equipamento ou, pelo menos, só fazer as unhas em locais que usem os itens esterilizados por autoclave e lixas descartáveis. É muito importante pedir para que a profissional não retire muito a cutícula. Elas servem de proteção!!

Sua unha tem apresentado alguma anormalidade? Marque uma consulta!

Saiba mais:
Facebook – https://www.facebook.com/dra.carumoreno/
Instagram – @dra.carumoreno
E-mail: contato@carumoreno.com.br
Contato: (21) 2132-7303
Av. Embaixador Abelardo Bueno, 01 – Barra da Tijuca – Dimension Office Park, Bloco Ayrton Senna 1, sl 409.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui