Unhas: muito mais do que apenas estética

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

É muito comum vermos os salões cheios de mulheres fazendo suas unhas, deixando-as coloridas e lixadas. Porém, diferente do que se pensa, as unhas exercem uma função mais profunda em nosso corpo: elas protegem as pontas dos dedos e ainda podem indicar como anda a nossa saúde.

Formadas por três camadas queratinosas de consistências diferentes, as unhas são responsáveis por mais de 10% das afecções de pele. Somente o médico Dermatologista consegue distinguir e determinar precisamente quais problemas podem afetar sua aparência.

A parte que recebe o esmalte se chama “Placa Ungueal”. Ela fica em cima do Leito Ungueal, que é menos duro que a anterior. O pedaço que cortamos é chamado de Extremidade Distal, composto por células antigas e endurecidas. E finalmente chegamos à raiz da unha, onde se encontra a Cutícula, Lúnula e a Matriz. A Cutícula é aquela “membrana” que protege a unha de agentes externos indesejados. Já a Lúnula é uma área branca em forma de meia-lua, que é a única parte visível da Matriz. A Matriz é a região interna onde “nasce” a unha e é a única parte viva.

Quando as unhas estão quebradiças, com manchas brancas ou descolamentos e espessamentos, podem representar uma simples reação a produtos como esmaltes, detergentes e sabonetes. Porém, podem ainda indicar determinados problemas de saúde, como carência de ferro, ácido fólico e vitamina B12, ou até inflamações e/ou infecções como Psoríase e Onicomicoses.

Advertisement

#ValeLembrar: quem tem o hábito de ir à manicure não deve deixar de levar seu próprio equipamento ou, pelo menos, só fazer as unhas em locais que usem os itens esterilizados por autoclave e lixas descartáveis. É muito importante pedir para que a profissional não retire muito a cutícula. Elas servem de proteção!!

Sua unha tem apresentado alguma anormalidade? Marque uma consulta!

Saiba mais:
Facebook – https://www.facebook.com/dra.carumoreno/
Instagram – @dra.carumoreno
E-mail: contato@carumoreno.com.br
Contato: (21) 2132-7303
Av. Embaixador Abelardo Bueno, 01 – Barra da Tijuca – Dimension Office Park, Bloco Ayrton Senna 1, sl 409.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Unhas: muito mais do que apenas estética
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Alguém me ajuda a monta um perfil que chame atenção no Instagram alongamento de unhas porfavor alguém me de uma fica de como fazer meu perfil fica bom com uma frase

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui